Eleitor no Brasil


O voto é obrigatório para os cidadãos brasileiros alfabetizados maiores de 18 e menores de 70 anos e facultativo para quem está com idade entre 16 e 18 anos, para os maiores de 70 anos e para as pessoas não alfabetizadas.

Para tornar as eleições ainda mais seguras e prevenir fraudes, a Justiça Eleitoral utiliza a biometria, instrumento que garante mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação.

No Distrito Federal, o recadastramento biométrico dos eleitores foi realizado no período de 25 de fevereiro de 2013 a 31 de março de 2014. Hoje o cadastramento eleitoral biométrico está incorporado ao processo de atendimento normal dos eleitores. 

Caso haja alguma alteração dos dados pessoais, o eleitor deve comparecer pessoalmente ao cartório eleitoral ou ao posto de atendimento mais próximo levando um documento oficial de identificação original e um comprovante de residência atualizado. 

O horário de atendimento dos cartórios eleitorais é de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, e o do posto "Na Hora" da rodoviária do plano piloto, das 8h às 18h. O atendimento é feito por ordem de chegada, não há agendamento prévio. 

Em caso de dúvidas, consulte a Carta de Serviços do TRE-DF e as Perguntas mais frequentes.  

Situação do Cadastramento Biométrico no DF

Gestor Responsável: Coordenadoria Administrativa da Corregedoria Regional Eleitoral +