2 de dezembro de 2014 - 15h03
Mais informações sobre o conteúdo Impressão

Justificativa eleitoral

Serviços:
Requerimento de justificativa eleitoral - pós-eleição - pela Internet (somente para eleitores do RS, RN, SC, SP, DF e Exterior).

Informações:

O eleitor que no dia  das eleições encontrava-se fora de seu domicílio eleitoral e não conseguiu justificar a ausência do voto, tem até 60 dias, a contar da data de cada turno, para efetuar a justificativa. Para isso, ele deverá encaminhar o requerimento de justificativa eleitoral pós-eleição ao juiz da zona eleitoral onde está inscrito, pessoalmente, pelos Correios ou pela internet, no caso de eleitor do Distrito Federal, anexando ao requerimento documentos que comprovem a impossibilidade de justificar a ausência do voto no dia do pleito.

Justificativa pela internet: Sistema JUSTIFICA (saiba mais)


Justificativa por escrito: Requerimento de Justificativa (após eleição) - (formato PDF). Deverá ser impresso, anexando cópia do título eleitoral e documento de identificação pessoal, juntamente com o respectivo documento comprobatório da impossibilidade (atestado médico, comprovante de viagem, entre outros), dirigido ao juízo eleitoral da sua inscrição para análise. 

O endereço dos cartórios eleitorais poderá ser obtido em http://www.tse.jus.br/eleitor/zonas-eleitorais/zonas-eleitorais/pesquisa-a-zonas-eleitorais.

Eleitor no Exterior:
O eleitor inscrito no Brasil que se encontrar fora do país, no dia das eleições, tem o prazo de 30 dias, a partir da data de retorno, para procurar o cartório de sua zona eleitoral e justificar a ausência às urnas. Para isto, poderá (1) utilizar o Sistema JUSTIFICA, no caso dos eleitores inscritos no Distrito Federal ou (2) preencher o requerimento de justificativa pós-eleição, anexar uma cópia de seu passaporte com carimbo de entrada no Brasil e/ou tíquete de passagem que comprove o retorno, portando seus documentos pessoais. Os endereços dos cartórios podem ser encontrados no sítio do Tribunal Regional Eleitoral de cada estado ou no sítio do TSE.

 


Eleitores residentes fora do Brasil que não transferiram seu título eleitoral para o exterior deverão encaminhar  sua justificativa de ausência de voto no prazo de 60 dias a contar de cada turno de votação.

ATENÇÃO: O eleitor que não votar e não justificar a ausência do voto por três eleições consecutivas, cada turno é considerado uma eleição distinta, terá a sua inscrição eleitoral cancelada.