21 de outubro de 2014 - 19h30
Mais informações sobre o conteúdo Impressão

TRE-DF Justificativa Eleitoral

No dia da eleição, o eleitor que se encontrar fora de seu domicílio eleitoral e não tiver se cadastrado para votar em trânsito, poderá justificar em qualquer um dos 40 locais de recebimento de justificativa de ausência de voto distribuidos no Distrito Federal.

ATENÇÃO: Neste ano, as seções eleitorais de votação não irão receber os formulários de requerimento de justificativa eleitoral, de acordo com o disposto na Resolução TRE-DF nº 7592/2014.

O eleitor deverá comparecer a um dos locais destinados ao recebimento das justificativas com o formulário Requerimento de Justificativa preenchido, munido do número do título de eleitor e de documento de identificação oficial com foto.

Caso o eleitor não saiba o número do título eleitoral, imprescindível para justificar a ausência às urnas no dia da eleição, deverá consultar o número no sítio do Tribunal www.tre-df.jus.br ou ligar para a Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor (61) 3048-4000.

Download do Requerimento de Justificativa Eleitoral (formato PDF) - para utilizar apenas no dia da eleição – 1º turno (5.10.2014) e 2º turno (26.10.2014)

Preenchimento on-line do Requerimento de Justificativa Eleitoral

O eleitor que não votou nem justificou sua ausência no dia das eleições não está quite com a Justiça Eleitoral. Para regularizar a situação, o eleitor deverá encaminhar ao Juiz Eleitoral de onde vota, pessoalmente ou pelos correios, o requerimento de justificativa, acompanhado de documento comprobatório do motivo pelo qual o eleitor não pôde votar, no prazo de até 60 dias contados da realização de cada turno de votação.

A aceitação ou não das alegações apresentadas como justificativa ficará, sempre, a critério do Juiz Eleitoral do cartório em que o eleitor estiver inscrito.

Caso não apresente justificativa no prazo de até 60 dias contados da realização de cada turno de votação, ou a justificativa apresentada seja indeferida, o eleitor estará sujeito ao pagamento de multa.

Sem justificar ou pagar a multa, o eleitor não poderá obter certidão de quitação eleitoral.

Download do Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição)  (formato PDF)

Preenchimento on-line do Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição)