Gêmeos idênticos, digitais diferentes

tre-df gemeos

Uma dúvida recorrente de alguns eleitores que votarão pela primeira vez via sistema de identificação biométrica refere-se à situação de irmãos gêmeos univitelinos, que são aqueles formados a partir da divisão de um único óvulo fecundado por um só espermatozoide.

 

Por serem considerados "idênticos", tal situação poderia se configurar como uma fragilidade para o sistema de identificação biométrica?

 

A resposta está na própria origem do desenvolvimento dos gêmeos univitelinos. Quando um óvulo é produzido e fecundado por um só espermatozóide e se divide em duas culturas de células completas, dá origem aos gêmeos idênticos ou univitelinos, que sempre são do mesmo sexo. Os gêmeos idênticos têm o mesmo genoma, e são clones um do outro. Porém, mesmo iguais em tudo, irmãos gêmeos têm impressões digitais diferentes.

 

Isso ocorre porque, mesmo no pequeno espaço do útero materno, os fetos têm contato com partes diferentes desse ambiente, fato que causa variações nas digitais de cada um deles. Nesse processo, a formação de digitais é diferente para cada gêmeo. Assim, não se tem conhecimento de duas impressões digitais idênticas registradas em banco de dados.

 

Biometria

 

A identificação biométrica é um recurso tecnológico capaz de ampliar a segurança da votação durante as eleições. Mas, antes, o eleitor deve estar apto a votar pelo novo sistema. Por isso, é importante realizar o recadastramento eleitoral.

 

O eleitor que for se recadastrar poderá realizar seu agendamento pela internet, a qualquer instante, acessando o site www.tre-df.jus.br ou, ainda, pelo número 3048.4000 de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

 

Ao acessar o sistema, o eleitor pode escolher qualquer cartório ou posto da Justiça Eleitoral para ser atendido. Para facilitar o agendamento, ele deverá ter em mãos o número do título eleitoral.

 

Quem optar pelo agendamento por telefone deverá anotar a data, horário e o local em que será atendido, bem como o número do protocolo, necessário no dia do atendimento. Com uma ligação, ele pode agendar o atendimento para várias pessoas de sua família. Ele precisa apenas ter à mão o número do título de eleitor de cada familiar.

 

Por fim, o eleitor deve ficar atento ao dia em que deve comparecer ao cartório, mas, caso não tenha condições de se apresentar na data ou horário agendados, é muito importante que cancele o agendamento pelo site do TRE-DF, para que outra pessoa possa preencher a vaga liberada.

 

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
Praça Municipal - Qd. 02, Lote 06, Brasília - DF - Brasil
CEP: 70.094-901

Tel. Atendimento ao Eleitor:
(61)3048-4000 
Horário de atendimento por telefone:
Dias úteis de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Fax: (61)3048-4077

Acesso rápido