Pleno do TRE-DF homologa resultado da biometria

Pleno do TRE-DF homologa resultado da biometria

tre-df A101

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, por unanimidade, homologou o resultado do recadastramento biométrico eleitoral realizado, no Distrito Federal, de 25 de fevereiro de 2013 a 31 de março deste ano.

A decisão foi tomada em sessão administrativa. Os números mostram que o eleitorado do DF, com os dados devidamente atualizados até 31 de março, é de 1 mi 836 mil 285 eleitores. De acordo com relatório apresentado pelo Corregedor Regional Eleitoral e Vice-Presidente do TRE-DF, Desembargador Romão C. Oliveira, 264 mil e 900 eleitores faltaram ao procedimento. Todavia, desse total, 61 mil 929 transferiram o domicílio eleitoral ou já faleceram.

Ao detalhar os dados, o relator apontou que 1 mi 598 mil 983 eleitores foram recadastrados no período da Biometria.  Além disso, foram somados a eles 105 mil 598 novos eleitores, que tiraram seus títulos pela primeira vez, e outras 131 mil 704 transferências decorrentes da mudança de domicílio eleitoral para o DF.

Ao ler o relatório, o Corregedor Regional apontou que sucesso revelado pelos dados se deu graças à colaboração de instituições, como o Exército, Governo do Distrito Federal e a própria Justiça Eleitoral. Oliveira ainda agradeceu ao Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, que cedeu uma unidade móvel de recadastramento e possibilitou mais de 7 mil atualizações de cadastro.

O presidente do TRE-DF, Desembargador Mario Machado, também se manifestou sobre todo o processo. “Não foi uma grande tarefa, foi um grande desafio. Temos agora um cadastro atualizado e moderno. Isso irá proporcionar mais agilidade e segurança para as próximas eleições. Estamos aptos para fazer o procedimento biométrico nas eleições”.

A Desembargadora Leila Arlanch pediu a palavra e lembrou que, ao participar de uma reunião com Ouvidores da Justiça Eleitoral, o desempenho do TRE-DF foi destacado por representantes de outros tribunais. Ela propôs, ainda, que seja feito um elogio à coletividade de servidores do TRE-DF.

O representante do Ministério Público Eleitoral, procurador Marcelo Antôniio Ceará Serra Azul, também teceu elogios ao trabalho, dizendo que, na condição de cidadão, reconhece o trabalho desenvolvido pelo TRE-DF.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
Praça Municipal - Qd. 02, Lote 06, Brasília - DF - Brasil
CEP: 70.094-901

Tel. Atendimento ao Eleitor:
(61)3048-4000 
Horário de atendimento por telefone:
Dias úteis de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Fax: (61)3048-4077

Acesso rápido