TRE-DF realiza diplomação dos eleitos em 2014

TRE-DF realiza diplomação dos eleitos em 2014

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) promoveu, nesta quarta-feira (17), a cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos em 2014. Foram diplomados 24 deputados distritais, oito federais, um senador – José Antonio Machado Reguffe – e seus dois suplentes, o governador eleito do DF, Rodrigo Sobral Rollemberg, além do vice-governador, Renato Santana da Silva. A solenidade ocorreu no Auditório Master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães e foi conduzida pelo Presidente do TRE-DF, o desembargador eleitoral Romão C. Oliveira.

Na abertura, o presidente do TRE-DF destacou a importância da cerimônia. “O Tribunal está reunido para atividade judicante, embora fora do seu ambiente, cumpre tarefa da maior relevância para todos os que haverão de receber o título de eleito”, afirmou. A sessão solene é destinada à diplomação dos candidatos eleitos nas eleições majoritárias e proporcionais, realizadas em 5 e 26 de outubro de 2014, com a finalidade de habilitá-los a exercerem seus respectivos cargos para os quais obtiveram a votação.

Estiveram presentes os demais membros da Corte, são eles: o vice-presidente e corregedor Regional Eleitoral, desembargador Cruz Macedo; o desembargador eleitoral Josaphá Francisco dos Santos; o desembargador eleitoral Cleber Lopes de Oliveira; o desembargador eleitoral I´talo Fioravanti Sabo Mendes; o desembargador eleitoral James Eduardo Oliveira; o desembargador eleitoral César Loyola, além do procurador Regional Eleitoral, Elton Ghersel.

Para o vice-presidente do TRE-DF, o desembargador eleitoral Cruz Macedo, a Geração Brasília chegou ao poder. “O quinto governador foi escolhido pelo voto direto no DF. Essa realidade impõe um dever maior, no sentido de não decepcionar aqueles que o elegeram e uma obrigação de tornar-se um referencial positivo para todos os brasilienses”, declarou. O desembargador acrescentou que se espera dos demais diplomados, compromisso com observância de suas propostas, contínuo aprimoramento da legislação e uma reforma política capaz de reduzir os gastos de campanhas eleitorais.

Também compuseram a mesa, o presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), o desembargador Getúlio de Moraes Oliveira; o Procurador-Geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Leonardo Bessa; o vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Distrito Federal (OAB-DF), Severino de Sousa Oliveira e o representante da Associação dos Magistrados do Distrito Federal e Territórios (AMAGIS-DF), o juiz Sebastião Coelho da Silva.

Ao final da cerimônia, o presidente do TRE-DF, o desembargador Romão C. Oliveira relembrou a luta das mulheres pelo direito de votar e serem votadas. Além disso, prestou homenagem à mãe do governador eleito, Teresa Sobral Rollemberg. “Ninguém imagina que o Governo do DF seja um mar de rosas ou que estejamos diante de um lago azul e tranquilo. As necessidades são ilimitadas e os recursos escassos. Na pior adversidade, ainda temos quase tudo que queremos, porque quem sabe aonde quer chegar, o mundo se arreda para lhe dar passagem”, concluiu o presidente.

 

Por Patrícia Kavamoto, com colaboração de Alessandra Franco

 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
Praça Municipal - Qd. 02, Lote 06, Brasília - DF - Brasil
CEP: 70.094-901

Tel. Atendimento ao Eleitor:
(61)3048-4000 
Horário de atendimento por telefone:
Dias úteis de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Fax: (61)3048-4077

Acesso rápido