TRE-DF debate eleições com Juízes Eleitorais

Reunião Presidente do TRE com Juízes Eleitorais

Ao falar hoje para uma platéia composta por Juízes Eleitorais que vão atuar nas eleições deste ano no Distrito Federal, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do DF – TRE-DF -, Desembargador Romão C. de Oliveira, disse que o juiz é o principal fiscalizador da propaganda eleitoral. 

“Os juízes devem estar bem preparados e com competência para atuar 24 horas por dia, sem fadiga. O juiz eleitoral é pleno e não deve abrir mão de sua competência”, ressaltou. 

Segundo ele,  “os políticos não podem corromper os eleitores e atropelar os demais candidatos”. O Desembargador observou que “um juiz deve ter uma conduta irrepreensível e atender bem os advogados”. 

O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral recomendou aos juízes eleitorais que, antes do pleito, promovam reuniões com lideranças do Plano Piloto e cidades-satélites para ouvi-las e orientá-las. 

“Esta será, desde 1986, a oitava eleição do Distrito Federal e tem tudo para ser a melhor”, finalizou.

 Corregedor

 O Vice-Presidente e Corregedor Eleitoral do TRE-DF, Desembargador Cruz Macedo, também participou da reunião, na sala de sessões da Corte.

Ao discursar, ele destacou que “o eleitor é o ator principal e mais importante das eleições e, por isso, merece atenção e paciência”.

 Anunciou que as peças que forem apreendidas como propaganda ilegal serão levadas para dois galpões – um no Gama e outro no Setor de Garagens Oficiais, no Plano Piloto.

 O Desembargador Cruz Macedo sugeriu que os juízes eleitorais observem o calendário eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral – TSE - e disse que o TRE-DF promoverá, em breve, reunião com todos os chefes de cartórios para tratar do pleito de 2014.

 Ele defendeu o acesso da imprensa às informações relativas às eleições e disse que o TSE deve lançar nos próximos dias uma cartilha sobre o pleito de outubro próximo.

 

 

 

 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
Praça Municipal - Qd. 02, Lote 06, Brasília - DF - Brasil
CEP: 70.094-901

Tel. Atendimento ao Eleitor:
(61)3048-4000 
Horário de atendimento por telefone:
Dias úteis de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Fax: (61)3048-4077

Acesso rápido