TRE-DF inaugura cartório da 2ª Zona Eleitoral do Exterior

TRE-DF inaugura cartório da 2ª Zona Eleitoral do Exterior

2ndazz

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal inaugurou, na tarde de hoje (24), o segundo cartório da Zona Eleitoral do Exterior (2ªZZ). O cartório está situado no edifício-sede do TRE-DF localizado na Praça Municipal, Quadra 2, Lote 6 – Brasília.

Estiveram presentes na cerimônia o Presidente do Tribunal, Desembargador Romeu Gonzaga Neiva, a Vice-Presidente e Corregedora, Desembargadora Carmelita Brasil , o Juiz Titular da 2ª Zona Eleitoral do Exterior(2ªZZ),  Dr. Vitor Feltrim Barbosa e a Juíza Titular da 4ª Zona Eleitoral do DF (4ªZE), Dra. Haranayr Inácia do Rêgo Almeida Madruga.

Em seu pronunciamento, o Presidente do Tribunal, recordou o fato de que, no momento da criação da 1ª Zona do exterior, o Brasil contava com 50 mil eleitores residindo fora do país e disse que a previsão é de que no ano que vem, este número chegue a 600 mil. “Com base na readequação das zonas eleitorais realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral estabelecendo um piso de 100 mil eleitores por zona, fato que resultou no atual processo nacional de rezoneamento, a Zona do Exterior já se encontra apta a ter um 3º Cartório.” Disse.

Voto no Exterior

Aos cidadãos que possuem domicílio eleitoral no exterior (Zona Eleitoral ZZ), o exercício do voto é exigido apenas nas eleições para Presidente e Vice-Presidente da República. A votação fora do território nacional é organizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, com o apoio da Rede Consular brasileira em cada país.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
Praça Municipal - Qd. 02, Lote 06, Brasília - DF - Brasil
CEP: 70.094-901

Tel. Atendimento ao Eleitor:
(61)3048-4000 
Horário de atendimento por telefone:
Dias úteis de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Fax: (61)3048-4077

Acesso rápido