EJE leva projeto de conscientização ao voto à alunos do Guará

ejeguara2

Nesta última sexta-feira (10/03), a Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) visitou a Escola e Faculdade Projeção no Guará. Os alunos foram inscritos para participar do Programa Eleitor do Futuro. A ação busca difundir conhecimento eleitoral entre jovens, de 10 a 18 anos, mostrando a eles a importância da consciência e do direito ao voto. 

Durante a visita, o Secretário da EJE, Ronaldo Franco, ministrou palestra pautando assuntos como, a função dos poderes do Estado, conceitos de Justiça e seus contribuintes, os direitos dos adolescentes, votos brancos e nulos, fases eleitorais e entre outros. Conforme o secretário, esse é um projeto desenvolvido em 2004 que traz ao aluno uma simulação de como seria uma eleição, com cargos e partidos fictícios.

Para a estudante Maria Luísa, 15, a visita foi esclarecedora, pois é importante conhecer mais sobre a temática, principalmente em se tratando dos jovens.  “É bom para saber dos nossos direitos e para ajudar no vestibular, incluindo a redação e o poder se posicionar em relação a qualquer tipo de assunto”, disse.

Bianca Alves, 15, acredita que este é o momento ideal para levar informações de política aos jovens, segundo ela, esse tipo de visita em escolas incentiva o jovem a buscar conhecimento. A estudante afirma que esse projeto tornou a política mais compreensível. “Está na hora de aprender mesmo, serviu pra gente se esclarecer sobre tudo e poder mudar, sabendo das coisas”, completou.

Já Wilker Fagundes, 16 anos, vê maior necessidade em se fiscalizar candidatos e acompanhar o que eles fazem ou não durante seu mandato. “Temos que buscar o melhor, ter idéias para cobrar de candidatos”, finalizou.

Para se cadastrar e agendar uma visita, a escola deverá entrar em contato com a EJE até 31 de março, pelos emails: ejedf@tre-df.jus.br ou ejedf@tre-df.jus.br. É preciso anexar os seguintes dados:

  • Nome da escola
  • Endereço
  • Telefone do professor responsável
  • Telefone da escola

De acordo com Ronaldo Franco, é preciso que a instituição informe se quer participar do Programa Inclusão Social desde a Infância, que compreende séries do 1º ao 5º ano ou se deseja receber o Eleitor do Futuro, que trabalha com alunos dos anos finais.

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
Praça Municipal - Qd. 02, Lote 06, Brasília - DF - Brasil
CEP: 70.094-901

Tel. Atendimento ao Eleitor:
(61)3048-4000 
Horário de atendimento por telefone:
Dias úteis de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Fax: (61)3048-4077

Acesso rápido