Escola Judiciária Eleitoral conclui curso de formação dos novos Juízes empossados do TJDFT

Este é o primeiro curso de formação de magistrados do Distrito Federal que incluiu o direito eleitoral como disciplina obrigatória.

Encerramento do curso de formação de juízes em direito eleitoral no DF

Organizado pela Escola Judiciária Eleitoral do DF, a iniciativa é resultado de um convênio da Escola Judiciária Eleitoral Nacional (TSE) com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM) e teve como objetivo ampliar os conhecimentos dos juízes em relação à matéria eleitoral. O curso foi encerrado nesta segunda-feira, dia 13.

Ocorrido entre os dias 6 e 13 de novembro, o curso também incluiu os juízes das zonas eleitorais do Distrito Federal que atuarão nas eleições de 2018. Ao todo, vinte e quatro magistrados participaram do aperfeiçoamento que teve uma carga horária de 24 horas.

O Desembargador do Tribunal Regional Eleitoral e Diretor da Escola Judiciária Eleitoral do DF, Carlos Divino Vieira Rodrigues, encerrou as atividades com  a entrega de certificados para os instrutores do curso, Lourenço M. F. Ribeiro (TJMG) e Euder Monteiro (TRE-MG) . Em seguida, ressaltou a importância de se valorizar essa aprendizagem, não somente para a prática jurídica, bem como para a vivência pessoal. “A magistratura é, sobretudo, uma escola de vida”, frisou. O desembargador falou ainda sobre o papel da Escola Judiciária Eleitoral enquanto centro repositório do conhecimento: “A Escola faz o papel de indutor para melhorar a nossa capacitação como magistrados, para que possamos melhor servir a sociedade.”

Diretora Substituta da Escola Judiciária Eleitoral do DF, a Desembargadora Maria Ivatônia Barbosa dos Santos (TRE-DF), esteve no encerramento e destacou o papel desses cursos na formação dos magistrados e no alinhamento das decisões: “É importante que nos reunamos para que falemos a mesma língua e para que as discussões sejam colocadas de forma que todos tragam suas experiências práticas.”

A Juíza da 9ª Zona Eleitoral, Wanessa Dutra Carlos (42), participou do curso e relatou a experiência: “Foi uma semana maravilhosa, com aulas presenciais e partilha de experiências com os colegas. O conteúdo foi muito relevante e a participação de todos nos ajudará bastante no trabalho.” A juíza ainda ressaltou a importância da inclusão da matéria eleitoral: “É muito importante porque a gente vem de uma deficiência na graduação. Nos concursos de hoje, eu acredito que já é mais cobrado, mas, no meu concurso (que é de 15 anos atrás), essa matéria não era cobrada. Então isso é muito importante para atuarmos com maior eficiência e com maior segurança nas eleições.”

 

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
Praça Municipal - Qd. 02, Lote 06, Brasília - DF - Brasil
CEP: 70.094-901

Tel. Atendimento ao Eleitor:
(61)3048-4000 
Horário de atendimento por telefone:
Dias úteis de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Fax: (61)3048-4077

Acesso rápido