Estudantes do ensino médio do Distrito Federal vão às urnas

Na próxima segunda-feira (20), mais de sete mil estudantes do Ensino Médio do Distrito Federal terão a oportunidade de participar de suas primeiras eleições.

Foto de eleição simulada na Semana do Jovem eleitor no DF

A ação faz parte dos programas sociais do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) que têm como objetivo incentivar a juventude ao alistamento eleitoral e ao voto consciente. Somente neste ano, mais de 30 mil alunos do DF participaram das atividades dos programas sociais do órgão.

Essa será a terceira etapa do programas sociais do TRE-DF. Na primeira, foi realizado o Programa Eleitor do Futuro, em que os alunos do Ensino Fundamental puderam votar. O programa se subdividiu em dois módulos: Anos Iniciais (alunos de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental) e Anos Finais (6 º ao 9 º ano do Ensino Fundamental) .

Nessa terceira etapa, ocorre o Programa de Formação de Políticos do Futuro, fruto de um acordo de cooperação entre a Escola Judiciária Eleitoral e a Secretara de Educação do Distrito Federal.  Durante o programa, o TRE-DF realizou uma série de palestras nas escolas, com o intuito de reforçar a importância da formação de grêmios estudantis, do voto consciente e do interesse dos jovens pela liderança e pela participação na política.

Agora acontecem as eleições, que serão realizadas no Centro Educacional Lago Norte, no Centro de Ensino 01 do Cruzeiro e no Centro de Ensino Médio 12 de Ceilândia, das 8h às 17h. Nessa etapa, os jovens formaram chapas para concorrer às eleições dos grêmios estudantis. Cada escola definiu seu próprio estatuto e o mandato será de dois anos.

E, para encerrar as atividades anuais desses projetos, haverá a diplomação no dia 23 de novembro, às 9h30, no auditório do TRE-DF. Na ocasião, as escolas participantes e os alunos destaque do Programa Jovem Eleitor módulo Anos Iniciais serão diplomados. Aos do módulo final, serão entregues diplomas aos alunos representantes dos partidos vencedores. E, para os alunos do Programa Políticos do Futuro, serão diplomadas as chapas vencedoras dos grêmios estudantis. A previsão é de que aproximadamente 150 estudantes estejam presentes na cerimônia.

O Programa Eleitor do Futuro

Na primeira etapa de votação do Programa, participaram 15.691 alunos dos anos iniciais, distribuídos em 39 escolas e em 59 seções de votação. Para esses alunos, foi  apresentado um teatro de fantoches ou fantasias com candidatos do folclore, como Saci Pererê, Iara, Vitória Régia, Negrinho do Pastoreio e Curupira. Nessa votação simulada, cada um desses candidatos fictícios defendeu causas sociais, tais como inclusão de portadores de necessidades especiais, conscientização do uso da água e igualdade racial. Após conhecer as propostas, as crianças votaram nesses personagens.

Na segunda, ocorrida no dia 9 de novembro, vinte e três escolas do Distrito Federal se inscreveram, nas quais 8.162 alunos receberam um título de eleitor fictício e puderam votar nas urnas eletrônicas. Os partidos políticos são propostos aos estudantes e possuem como temas questões sociais, como saúde, liberdade, segurança pública e educação. Durante o processo, os alunos optam por temas e candidatos, realizam debates, propõem propagandas eleitorais e têm a possibilidade de conhecer o processo eleitoral.

 

O procedimento de votação

Cada escola selecionará quatro pessoas para cada seção eleitoral, sendo dois professores e dois alunos, que atuarão como mesários. A mesa será presidida por um professor, responsável por adorar os procedimentos para impressão da Zerésima (relatório inicial da urna,  provando que ela  não possui votos), bem como cabea este professor iniciar e terminar a eleição, além de registrar o número do eleitor no microterminal.

Ao mesário, cabe receber o título de eleitor e cantar o número do título para o Presidente de cada seção, que irá liberá-lo a votar.  O Secretário, por sua vez, é responsável por registrar todas as ocorrências que surgirem durante o processo de votação, além de colher a assinatura do eleitor, entregando a ele o comprovante de votação.

Além disso, um professor atua como Suplente, cabendo a ele organizar a fila, fiscalizar o eleitor, podendo também vir a substituir um dos mesários daquela sessão.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
Praça Municipal - Qd. 02, Lote 06, Brasília - DF - Brasil
CEP: 70.094-901

Tel. Atendimento ao Eleitor:
(61)3048-4000 
Horário de atendimento por telefone:
Dias úteis de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Fax: (61)3048-4077

Acesso rápido