TRE-DF lança atividades da 3ª Semana Nacional do Jovem Eleitor

Nesta terça-feira (07/11), o Tribunal treinará mesários, do Ensino Fundamental I e II, que irão atuar nas eleições do Projeto Eleitor do Futuro, que acontecerão nas escolas na próxima quinta-feira (09/11).

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) convocam o...

Nesta segunda-feira (6), o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), inaugurou suas atividades da Semana do Jovem Eleitor. Com uma programação variada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), a iniciativa tem como objetivo incentivar a juventude ao alistamento eleitoral e ao voto consciente.

Na terça-feira (7), às 14h30, será realizado o treinamento de mesários para as eleições do Projeto Eleitor do Futuro. O evento ocorrerá na sede do TRE-DF e treinará os professores e alunos do Distrito Federal que se inscreveram no projeto.

Na quinta-feira (8), das 8h às 17h, serão realizadas as eleições do projeto, nos colégios de 6ª a 8ª série do Distrito Federal que aderiram à proposta. Segundo informações da Escola Judiciária Eleitoral do DF, estão  inscritos 1.203 alunos do Ensino Fundamental I (1° ao 5° ano) e 6.431 alunos do Ensino Fundamental II (6° ao 9° ano).

Para os alunos dos anos iniciais, será apresentado um teatro de fantoches ou fantasias com candidatos do folclore, como Saci Pererê, Iara, Vitória Régia, Negrinho do Pastoreio e Curupira. Cada um desses candidatos fictícios defende causas sociais, tais como inclusão de portadores de necessidades especiais, conscientização do uso da água e igualdade racial. Após conhecer as propostas, as crianças votarão nesses personagens.

Já os alunos das séries finais do ensino fundamental têm de escolher entre partidos com temas sociais como saúde, liberdade, segurança pública e educação. Eles optam por temas e candidatos, realizam debates, propõem propagandas eleitorais e votam.

 

A Semana do Jovem Eleitor

Na segunda edição da Semana do Jovem Eleitor, ocorrida em 2016, mais de 200.000 menores de 18 anos fizeram o cadastro eleitoral. O estado com o maior número de jovens alistados na referida semana foi Mato Grosso, totalizando 23.650 novas inscrições. Em seguida, veio Sergipe, com 22.437 e Bahia, com 17.746 jovens inscritos.  

Na edição deste ano, estão sendo veiculadas no rádio, na televisão e nas redes sociais, campanhas de conscientização, lançadas pela Justiça Eleitoral, voltadas aos jovens. Essas campanhas iniciadas no dia 28 de outubro  objetivam fortalecer o interesse dessa faixa etária em participar vida política, contribuindo, assim, com o destino do país.

 

#PartiuMudar

Lançado no dia 19 de outubro pelo presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, o projeto #PartiuMudar – Educação para a Cidadania Democrática no Ensino Médio resulta da parceria entre a Justiça Eleitoral, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e as Escolas Judiciárias Eleitorais (EJEs).

O projeto complementa a iniciativa do projeto “Eleitor do Futuro”, que se dedica a capacitar professores para promover ideais democráticos, a conscientização da importância do voto e a participação ativa na vida política do país entre os adolescentes de 14 a 17 anos.

Serviço

Os jovens de 16 até 18 anos incompletos que quiserem tirar o Título de Eleitor devem se dirigir a um cartório eleitoral, portando um documento de identificação oficial com foto (passaportes e carteiras de habilitação não são aceitas) e comprovante de residência.

Escolas do Distrito Federal participantes do Eleitor do Futuro 2017

CEF 01 do Lago Norte

CEI 416-516 - Santa Maria

Colégio Lumni

Colégio Soma

JI 04 do Gama

Casa Azul Riacho Fundo

Casa Azul Samambaia

CED 07 DO GAMA

CEF 01 do Lago Norte

CEF 03 de Planaltina

CEF 03 de Sobradinho

CEF 04 de Brasília

CEF 07 de Brasília

CEF 11 do Gama

CEF 507 de Samambaia

Colégio Anchieta

Colégio Biângulo Taguatinga

Colégio Passionista

Colégio Soma

Colégio Triângulo Recanto

Colégio Vip

Projeto Vida Pe. Gailhac

Vargem Bonita

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
Praça Municipal - Qd. 02, Lote 06, Brasília - DF - Brasil
CEP: 70.094-901

Tel. Atendimento ao Eleitor:
(61)3048-4000 
Horário de atendimento por telefone:
Dias úteis de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Fax: (61)3048-4077

Acesso rápido