TRE-DF sedia treinamento de mesários da Segunda Etapa do Programa Eleitor do Futuro

Na tarde desta terça-feira (7), o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) sediou o Treinamento de mesários do Programa Eleitor do Futuro do Módulo “Anos finais”.

Foto de treinamento de mesário do programa jovem eleitor

Conduzido por Ronaldo Franco, Secretário da Escola Judiciária Eleitoral do Distrito Federal, a capacitação ocorreu no Auditório do TRE-DF, às 14h30, e contou com a presença de aproximadamente 75 pessoas, entre alunos e professores. A cerimônia foi iniciada com a fala de Edvaldo Santos Guimarães Júnior, Chefe de Gabinete da Presidência do órgão, que ressaltou a importância da iniciativa: “Isso não é importante somente para vocês, para a construção da consciência cidadã de cada um, mas também para nós do Tribunal Regional Eleitoral do DF, que estamos desenvolvendo nosso papel transformador da sociedade, não só de executores da eleição.”

A seguir, o Secretário Ronaldo Franco falou sobre o surgimento do programa em 2004 e ressaltou a importância da participação no processo eleitoral, trazendo como exemplo a falsa notícia de que uma grande quantidade de votos nulos cancelaria uma eleição. Além disso,  destacou a necessidade de se investigar a vida pregressa dos candidatos, ação que foi amplamente facilitada pelo surgimento do Portal da Transparência, no qual o eleitor pode consultar dados públicos.

Aluna do 8° ano “A” do Colégio Biângulo de Taguatinga, Bárbara Lima Andrade (14) falou sobre a experiência de participar do Programa Eleitor do Futuro: “A gente aprende a votar e, ao mesmo tempo,sobre tudo que tem na urna e como são coordenadas as coisas aqui. Eu acho bem interessante.” A estudante falou sobre o dia da votação: “Eu tô bem ansiosa, porque eu também vou votar e ficar lá na urna, observando todo mundo.”

Paulo Augusto Melo (12), aluno do 7° ano “B” do Colégio Soma do Cruzeiro, falou sobre sua expectativa para as eleições: “Eu espero bastante coisa, porque eu sempre gostei desse meio eleitoral. Aí, quando a nossa coordenadora entrou na sala e falou que eu poderia ir, eu falei que gostaria, pois parece ser realmente muito legal.” Paulo falou ainda sobre a proximidade dos temas debatidos com a realidade política: “Digamos que as propostas, os números e  os dados refletem muito o meio atual de hoje, né?”

A votação

O evento antecede a eleição da segunda etapa do programa, que ocorrerá no dia 9 de novembro, das 8h às 17h, nas 23 escolas do DF inscritas. Serão 29 seções de votação referentes ao módulo “Anos finais”, que abrange alunos do 6.º ao 9.º ano do Ensino Fundamental. Nessa etapa, 8.162 alunos foram habilitados a votar.

O Programa Eleitor do Futuro

Na primeira etapa de votação do Programa, participaram 15.691 alunos dos anos iniciais, distribuídos em 39 escolas e em 59 seções de votação.   

As eleições da terceira etapa estão previstas para o dia 20/11 e abrangerá os alunos de Ensino Médio. A ação integra o Programa de Formação de Políticos do Futuro. Ao total, serão 30.974 envolvidos no programa em 2017.

Além disso, no dia 23 de novembro, às 9h30, ocorrerá a Cerimônia de diplomação dos Programas Sociais do TRE-DF.

O procedimento de votação

Cada escola selecionará quatro pessoas para cada seção eleitoral, sendo dois professores e dois alunos, que atuarão como mesários. A mesa será presidida por um professor, responsável por adorar os procedimentos para impressão da Zerésima  (relatório inicial da urna,  provando que ela  não possui votos), bem como caberá a este professsor iniciar e terminar a eleição, além de registrar o número do eleitor no microterminal.

Ao Mesário, caberá receber o título de eleitor e cantar o número do título para o Presidente de cada seção, que irá liberá-lo a votar.  O Secretário, por sua vez, será responsável por registrar todas as ocorrências que surgirem durante o processo de votação, além de colher a assinatura do eleitor, entregando a ele o comprovante de votação.

Além disso, um professor atuará como Suplente, cabendo a ele organizar a fila, fiscalizar o eleitor, podendo também vir a substituir um dos mesários daquela sessão.

 

 

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
Praça Municipal - Qd. 02, Lote 06, Brasília - DF - Brasil
CEP: 70.094-901

Tel. Atendimento ao Eleitor:
(61)3048-4000 
Horário de atendimento por telefone:
Dias úteis de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Fax: (61)3048-4077

Acesso rápido