Héctor Valverde Santanna toma posse no TRE-DF

A cerimônia aconteceu hoje, às 17h, na Sala de Sessões do tribunal.


Na tarde de hoje (9), Héctor Valverde Santanna tomou posse no cargo de Juiz Titular do Tribuna...

Na tarde de hoje (9), Héctor Valverde Santanna tomou posse no cargo de Juiz Titular do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF). A vaga é decorrente do término do mandato do Desembargador Eleitoral Carlos Divino Rodrigues.

Compuseram a Mesa de Honra a Vice-Presidente do TJDFT, a Desembargadora Sandra de Santis, e os Desembargadores Eleitorais que compõem o TRE-DF. Entre as autoridades presentes, também estiveram o Ministro Substituto do TSE Carlos Hobarch, os juízes da Comissão da Propaganda Eleitoral, Marilza Neves Gebrim, Pedro de Araújo Yung-Tay Neto e Eduardo Henrique Rosas, além de outros magistrados, advogados, servidores e familiares. 

Após a entrada da corte, houve a execução do Hino Nacional e o empossado foi conduzido ao plenário pelo Decano e pelo Membro mais moderno, os Desembargadores Daniel Paes Ribeiro e Erich Endrillo. Em seguida, o Juiz cumpriu o compromisso solene e assinou o termo de posse, lido pelo Diretor Geral, Eduardo de Castro. Então, o empossado foi levado ao lugar que passa a ocupar na bancada do tribunal.

Antes de apresentar o currículo do novo Desembargador Eleitoral, Héctor Valverde, a Presidente do TRE-DF, Carmelita Brasil, destacou: “A presença de todos os vossos convidados a essa cerimônia bem demonstra a amizade que Vossa Excelência tem conseguido cativar no exercício da jurisdição, como homem e cidadão de bem desta cidade. Este egrégio tribunal se alegra com a presença de Vossa Excelência e tem certeza de que a jurisdição que tem prestado como Juiz da Justiça Comum, de forma excelente, aqui também se manifestará da mesma forma.”

Em seguida, o magistrado proferiu seu discurso, agradecendo a presença de autoridades, familiares, amigos e servidores da casa. Durante sua fala, prestou o seguinte compromisso: “Comprometo-me a trabalhar sem medir esforços para desempenhar as relevantes funções da magistratura com serenidade, razoabilidade, espírito público, firmeza e coragem.” Após falar sobre os desafios da Justiça Eleitoral, emocionado, ele complementou: “Agradeço a Deus por me dar tantas oportunidades na vida. Mais uma importantíssima nesse momento, que me possibilitará, também na vida pública, dar minha pequena contribuição para a construção de uma sociedade efetivamente livre, justa e solidária.”

Durante os cumprimentos, a esposa do desembargador, Ludmilla Fadul Teixeira Santanna, acompanhada das filhas gêmeas do casal, Laura e Júlia, alou sobre a emoção deste dia: “É uma alegria muito grande estar participando deste momento com o Hector, porque eu vejo toda a dedicação e todo o trabalho que ele desenvolve. Ele é merecedor de tudo isso e é muito gratificante estar aqui, trazendo nossas filhas para esse dia especial.”


Sobre o empossado

Autor dos livrosPrescrição e Decadência nas Relações de Consumo e Dano Moral no Direito do Consumidor, o novo Desembargador Eleitoral nasceu em Goiânia (GO) em 1965. Doutor e Mestre em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), o magistrado graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Goiás.

Atualmente, é Professor de Direito do Consumidor no Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), nas Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central (FACIPLAC) e na Fundação Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (FESMPDFT).

Entre 1990 e 1994, atuou como Procurador do Estado de Goiás e, em abril de 1994, tomou posse como Magistrado do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT).

Para acessar a cobertura fotográfica completa do evento, clique aqui

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
Praça Municipal - Qd. 02, Lote 06, Brasília - DF - Brasil
CEP: 70.094-901

Tel. Atendimento ao Eleitor:
(61)3048-4000 
Horário de atendimento por telefone:
Dias úteis de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Fax: (61)3048-4077

Acesso rápido