Secretário da Escola Judiciária do Distrito Federal ministra palestra no TRE-AM

A iniciativa integra o Programa Eleitor do Futuro.

Nesta semana, o Secretário da Escola Judiciária Rui Barbosa, Ronaldo Franco, esteve presente no ...

Nesta semana, o Secretário da Escola Judiciária Rui Barbosa, Ronaldo Franco, esteve presente no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), onde ministrou a palestra “Voto Consciente”. Junto ao Coordenador da Escola Judiciária Eleitoral de Pernambuco, Eduardo Sérgio Japiassú, ele abordou a importância do voto e da democracia.

Em entrevista ao site do TRE-DF, Ronaldo Franco relatou a experiência: “Minha ideia foi trazer uma palestra lúdica e interativa, em que eles participassem comigo, mas que também trouxesse conteúdo. Eu falei sobre Justiça, Processo Eleitoral, voto, corrupção, política, propaganda eleitoral, segurança da urna eletrônica, Sistema Eleitoral Brasileiro, e fake news. E, no final, a gente fez uma simulação de propaganda partidária. Cinco alunos, por dia, foram convidados a defender temas de política pública que ficaram a critério deles, baseados em partidos que estavam na urna eletrônica. No final, eles votaram no partido que julgaram defender as melhores idéias, mas sempre ressaltando que todos ali são vencedores e que quem venceu foi a democracia e que o mais importante era a participação deles.” Deslumbrado com a repercussão do evento junto aos alunos, ele frisou: “Foi encantador, inesquecível.”

O evento, que durou dois dias, foi iniciado na segunda-feira (6), no Centro de Convenções Vasco Vasques. A abertura ficou a cargo do Diretor da EJE/AM e membro do Pleno, Dr. Abraham Peixoto Campos Filho. Fruto de uma parceria entre o TRE-AM e a SEDUC, a ação contemplou aproximadamente 3.500 alunos da rede pública estadual da capital e do interior. Destes, 1000 assistiram presencialmente e os demais assistiram ao conteúdo via transmissão em tempo real.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
Praça Municipal - Qd. 02, Lote 06, Brasília - DF - Brasil
CEP: 70.094-901

Tel. Atendimento ao Eleitor:
(61)3048-4000 
Horário de atendimento por telefone:
Dias úteis de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Fax: (61)3048-4077

Acesso rápido