Agradecimentos marcam a última Sessão Judiciária do TRE-DF em 2018

Durante o recesso forense, a corte funcionará em regime de plantão

Durante o recesso forense, a corte funcionará em regime de plantão.

A manhã da última sexta-feira (14) marcou a conclusão dos julgamentos das prestações de contas de candidatos eleitos no Distrito Federal nas Eleições de 2018. O plenário foi ocupado pela Presidente do TRE-DF, a Desembargadora Carmelita Brasil, pelo Vice-Presidente e Corregedor, o Desembargador Waldir Leôncio e pelos desembargadores eleitorais Daniel Paes Ribeiro, Jackson Di Domenico, Maria Ivatônia, Hector Valverde e Telson Ferreira, além do  Procurador Regional Eleitoral do Distrito Federal Substituto, Wellington Luis de Sousa Bonfim. 

Ao final da sessão, a Presidente do TRE-DF, Desembargadora Carmelita Brasil, fez um agradecimento a todos os envolvidos no pleito, destacando a atuação dos desembargadores: “Eu credito o sucesso que foi a realização dessas eleições exatamente à cooperação eficientíssima dos eminentes pares na prestação da jurisdição”.

Na ocasião, os desembargadores receberam o relatório final da Coordenação de Fiscalização da Propaganda Eleitoral, composta pelos magistrados Marilza Neves Gebril, Eduardo Rosas e Pedro de Araújo Yung-Tay Neto. A Presidente elogiou o trabalho realizado pela comissão: “De maneira minuciosa, cuidadosa, fizeram registrar nesse relatório o trabalho desenvolvido nos meses em que cooperaram com esse Tribunal. Esse registro tem um efeito extremamente salutar: nas próximas eleições, é possível a quem chegar ao Tribunal e tiver de planejar novamente as eleições em Brasília ter um norte seguro para que as ações se completem da maneira mais harmoniosa e mais eficiente possível.”

A Presidente ainda destacou a quantidade de envolvidos no processo: “No dia das eleições, o Tribunal Regional Eleitoral contou com mais de 35 mil pessoas trabalhando, entre servidores, requisitados, aqueles que espontaneamente se ofereceram para a prestação desse trabalho cívico e as polícias militar, civil e federal, compondo, dessa forma, um universo que marchou com passo regular e firme para um resultado que nós consideramos da maior grandeza”. E concluiu:  “Sem esse espírito cívico, que nos animou a todos nesse ano difícil, tão trabalhoso, com eleições que se prenunciaram confusas. E nós passamos pelo processo eleitoral sem ter um incidente grave. Eu sou muito grata aos servidores do nosso tribunal, que de maneira exemplar exerceram, cada um de sua parte, o seu mister. Nós encerramos o ano agradecendo a todo esse universo de cooperação que se manifestou durante as eleições de 2018. E debitando a todos o sucesso que foi a realização do pleito no Distrito Federal.”

O Procurador Regional Eleitoral do Distrito Federal Substituto, Wellington Luis de Sousa Bonfim, aproveitou a ocasião para elogiar o trabalho desenvolvido pela corte nas eleições de 2018: “Eu queria destacar a excelência do trabalho realizado por esse Tribunal, por vossas excelências em especial.” O Procurador também frisou o papel exercido pela Comissão de Fiscalização da Propaganda Eleitoral (COFPE): “Foi um trabalho de excelência no exercício do Poder de Polícia, permitindo que as eleições fossem muito tranquilas, não havendo conflitos e que a lei, de um modo geral, fosse respeitada.”

O Procurador elogiou ainda o trabalho realizado pela Comissão de Auditoria das Urnas Eletrônicas (COAUD): “Eu acho que é preciso destacar o trabalho realizado pela Comissão da Auditoria das Urnas Eletrônicas e eu destaco o trabalho do Doutor Eduardo Rosas que presidiu a comissão, mas também de todos os servidores que compunham e auxiliaram a comissão. Nesse ano houve muita atenção para a questão das urnas eletrônicas e foi uma oportunidade de mostrar a confiabilidade do trabalho da Justiça Eleitoral.”

Durante o recesso forense, a corte funcionará em regime de plantão. 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
Praça Municipal - Qd. 02, Lote 06, Brasília - DF - Brasil
CEP: 70.094-901

Tel. Atendimento ao Eleitor:
(61)3048-4000 
Horário de atendimento por telefone:
Dias úteis de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Fax: (61)3048-4077

Acesso rápido