Desembargador Eleitoral Everardo Gueiros recebe Título de Cidadão Honorário

A solenidade aconteceu nesta manhã (12) no Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).

Título Cidadão Honorário
Créditos da fotografia: Brito - CLDF

Na manhã de hoje (12), o Desembargador do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) Everardo Ribeiro Gueiros Filho foi laureado com o Título de Cidadão Honorário pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). A propositura da outorga foi realizada pela Deputada Distrital Celina Leão. Além da Deputada Distrital e do homenageado, compuseram a Mesa de Honra o Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Castro Meira, a Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), Desembargadora Carmelita Brasil, o Deputado Federal João Roma, o Deputado Federal Lafaiete de Andrada, o Desembargador Eleitoral Jackson di Domenico, o Desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco Ricardo Paes Barreto, o Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho de Pernambuco, Sérgio Torres, e o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Distrito Federal, Juliano Costa Couto.

Após a execução do hino nacional, a Deputada Celina Leão saudou os familiares e amigos do homenageado que estiveram presentes e falou sobre a importância da concessão do título ao desembargador: “A gente sabe o quanto significa um Título Honorário para as pessoas que optaram por Brasília ou contribuíram muito com a nossa cidade. Estou muito honrada, “Vevé”, de estar conduzindo esta sessão solene. Nós propusemos esse título há alguns anos e aprouve Deus, neste momento, de fazer essa entrega” e frisou: “O Título de Cidadão Honorário é um momento de muita emoção. Nós sabemos que você, um cidadão pernambucano, se tornar um cidadão brasiliense vai honrar cada vez mais a nossa cidade”.

Em seguida à leitura do termo, assinado pelo Presidente da Câmara Legislativa o Deputado Joe Valle, o título foi entregue ao desembargador e os ocupantes da mesa procederam às homenagens. O primeiro a fazer o uso da palavra foi o Desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco Gustavo Barreto, que destacou: “É uma satisfação muito grande me fazer presente, a convite do homenageado, que é amigo de longa data do estado de Pernambuco. Advogado militante e muito respeitado que há muitos anos veio a Brasília, aqui se instalando com a família e fazendo muitos amigos”.

A Presidente do TRE-DF, Carmelita Brasil, destacou as qualidades do homenageado : “Um perfil que revela um julgador, um juiz, um magistrado que sempre agiu com extremo zelo, demonstrando uma competência especialíssima ao julgar, tendo um cuidado fora do comum para dar seus votos e marcando sua passagem no Tribunal Regional Eleitoral por ser um juiz de valor inquestionável”.

Durante a homenagem, o Desembargador Eleitoral Jackson di Domenico citou uma parábola e concluiu: “Se somos homenageados ou não, ou se a vida nos prepara desafios ou boas coisas para vivermos, a resposta sempre está em nossas mãos. E, hoje, o Desembargador Everardo Gueiros está recebendo esta Comenda justamente pelo trabalho que tem desenvolvido até aqui”.

O Presidente da OAB-DF, Juliano Costa Couto, também ocupou a tribuna para falar sobre o amigo. Após uma breve reconstrução da carreira do homenageado, destacou: “Ele veio para Brasília sozinho, na cara e na coragem, querendo aprender sobre o Planalto Central. E aqui, logo ele se fez conhecido e reconhecido, com forte atuação nos Tribunais Superiores”.

No discurso emocionado de agradecimento, o Desembargador Everardo Gueiros agradeceu aos amigos, lembrou trechos de sua trajetória e ainda arriscou versos da música Faroeste Caboclo, de autoria de Renato Russo e concluiu: “Foi exatamente essa a impressão que eu tive quando eu cheguei a Brasília. Realmente é uma cidade maravilhosa, encanta, apaixona. Por incrível que pareça, naquele dia prometi a mim mesmo que um dia viveria aqui. Cumpri! No ano de 2001 me estabeleci como advogado em um pequeno escritório no Setor de Autarquias Sul e, de lá até a presente, venho exercendo o meu sacerdócio que é advogar (...) Brasília me deu trabalho, Brasília me deu amigos, Brasília me deu o meu amor, Bárbara. Brasília me deu esperanças de um Brasil melhor. Brasília, acima de tudo, me deu foi oportunidade”.

Além de amigos, familiares e advogados, estiveram presentes na solenidade o Secretário de Saúde de Salvador, Luiz Galvão, a ex-presidente da OAB-DF, Estefânia Viveiros e o Secretário-Geral da OAB-DF, Jacques Veloso.

O homenageado

Pós-doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Buenos Aires, Everardo Gueiros graduou-se em Direito na Universidade Católica de Pernambuco. Foi Diretor do Clube dos Advogados de Pernambuco e do Instituto Brasileiro de Política e do Instituto Brasileira de Informática.

Atuou como Diretor e Professor da Escola Superior de Advocacia Rui da Costa Antunes. Foi professor da Associação Pernambucana de Ensino Superior.

Ocupou a cadeira de Conselheiro Seccional e de Conselheiro Federal Suplente na Ordem dos Advogados de Pernambuco. Trabalhou como Diretor e professor da Escola Superior de Advocacia, Membro Efetivo do Instituto dos Advogados do Distrito Federal.

Membro Vitalício Efetivo e Imortal de Ciências da Academia Latinoamericana de  Ciências Humanas e  da Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura, tornou-se Desembargador Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal.

 

A sessão solene foi transmitida na íntegra pela TV Câmara Legislativa, e pode ser acessada clicando aqui.

 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
Praça Municipal - Qd. 02, Lote 06, Brasília - DF - Brasil
CEP: 70.094-901

Tel. Atendimento ao Eleitor:
(61)3048-4000 
Horário de atendimento por telefone:
Dias úteis de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Fax: (61)3048-4077

Acesso rápido