TRE-DF realiza diplomação de eleitos em sessão solene

A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. A solenidade marca o encerramento da eleição no contexto administrativo.

Eleições 2018.

Nesta terça-feira (18), o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) realizou a cerimônia de diplomação dos candidatos às eleições 2018. Ao todo, foram diplomados os quarenta eleitos do Distrito Federal: o Governador, o Vice-Governador, 2 Senadores, 4 Suplentes de Senador, 8 Deputados Federais e 24 Deputados Distritais. O evento ocorreu no Auditório Pedro Calmon, localizado no Setor Militar Urbano, e contou com a presença de mais de mil convidados, entre autoridades, familiares dos eleitos e jornalistas. 

O Governador eleito, Ibaneis Rocha, enalteceu o trabalho do TRE-DF no preparo da cerimônia: “A organização do evento foi bastante cortês com todos nós na transição, garantiu lugares para todos os familiares. O TRE-DF, mais uma vez, dando um show: a organização está perfeita e eu tenho certeza de que a cerimônia será lindíssima”.

A solenidade

A cerimônia foi iniciada às 19h com a entrada dos membros do TRE-DF: a Presidente Desembargadora Carmelita Brasil, o Vice-Presidente e Corregedor Waldir Leôncio Júnior e os desembargadores eleitorais Maria Ivatônia, Daniel Paes Ribeiro, Telson Luís Cavalcante, Erich Endrillo e Héctor Valverde. 

Além dos membros do TRE-DF, compuseram a mesa de honra o Procurador Regional Eleitoral José Jairo Gomes, o Ministro da Secretaria-Geral, Ronaldo Fonseca, o Presidente da OAB-DF, Juliano Costa Couto, a Procuradora-Geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Fabiana Costa e a Vice-Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a Juíza Maria Isabel. 

Em seguida, a Banda da Polícia do Exército executou o Hino Nacional Brasileiro, sucedido do discurso da Presidente do TRE-DF, que destacou os desafios enfrentados pela Justiça Eleitoral no pleito: “A tristeza, a desilusão e a desesperança que se assenhorearam do coração do brasileiro diante de tantas crises, criaram um ambiente de descrença, inclusive nas próprias instituições. Diante de tantas catástrofes sociais, o brasileiro enfrentou as eleições gerais de 2018 soterrado de profunda descrença. Sob esse prisma, a Justiça Eleitoral cumpriu não só o seu papel constitucional, mas sobretudo social de fazer o cidadão fazer acreditar novamente nas instituições constituídas". 

Após a fala da desembargadora, foi dado início à entrega dos diplomas, na seguinte ordem: Governador, Vice-governador, Senadores, Suplentes de Senadores, Deputados Federais e Deputados Distritais.

Em seguida, em uma quebra protocolar, Ibaneis Rocha foi convidado a proferir um discurso na tribuna. Ele elogiou o trabalho realizado nas eleições: “Parabenizo a Justiça Eleitoral do Distrito Federal e brasileira pelo magnífico trabalho democrático que todos os juízes do país fazem por esse país e pela maneira forte com que o tribunal atua nas eleições, em parceria com o Ministério Público”. O Governador se dirigiu aos demais eleitos e reforçou: “Nós somos frutos da esperança do povo do Distrito Federal e do povo brasileiro. Esse povo que tava cansado, sofrido, amargurado e sem esperança. Retomou essa esperança nas urnas e elegeu a cada um de nós que temos um compromisso –  uns por quatro, outros por oito anos – de levar transparência, dedicação e carinho a essa população que está abandonada”.

No hall de acesso ao evento, a Senadora Leila Barros (PSB) destacou que tem realizado uma série de cursos com vistas ao aperfeiçoamento na matéria legislativa: “Estou me preparando muito, fazendo imersões, estou conhecendo meus companheiros de Senado. Estive em São Paulo fazendo um curso de Planejamento Estratégico Legislativo, enfim, há toda uma preparação. Estou com uma empolgação gigante para tentar ajudar Brasília e o país nesse momento que nós sabemos que será decisivo”.

A Deputada Distrital Júlia Lucy (NOVO), concedeu entrevista à Assessoria de Comunicação do TRE-DF e frisou que a independência de suas propostas é o ponto mais importante de sua candidatura: “Chegar aqui do jeito que eu cheguei sem dever favor me dá muita tranquilidade para respeitar o meu eleitor e seguir a vontade dele”.

Nestas eleições, a então Deputada Distrital Celina Leão (PP) foi eleita ao cargo de Deputada Federal e falou sobre o novo desafio: “A expectativa é muito positiva, eu acho que o Brasil passa por uma grande transformação e fazer parte dessa mudança é muito gratificante. Ser reconduzida a um novo cargo pela população de Brasília é um grande desafio. Eu só posso retribuir isso com muito trabalho e muita dedicação”.  

Diplomados em 2018 no Distrito Federal

GOVERNADORIbaneis Rocha Barros Junior

VICE-GOVERNADOR - Marcus Vinicius Britto De Albuquerque Dias

SENADORES - Leila Gomes De Barros Rêgo

                          Izalci Lucas Ferreira

SUPLENTES – LEILA DO VÔLEI - Leany Barreiro De Sousa Lemos

                                                Maria Ivonete Gomes Do Nascimento

SUPLENTES – IZALCI - Luis Felipe Belmonte Dos Santos

                                  André Felipe De Oliveira Da Silva

DEPUTADOS FEDERAIS - Beatriz Kicis Torrents De Sordi

                                     Celina Leão Hizim

                                     Erika Juca Kokay

                                      Flavia Carolina Peres

                                      Julio Cesar Ribeiro

                                      Luis Claudio Fernandes Miranda

                                      Paula Moreno Paro Belmonte

                                      Israel Matos Batista

DEPUTADOS DISTRITAIS - Agaciel Da Silva Maia

                                     Arlete Avelar Sampaio

                                     Francisco Domingos Dos Santos

                                     Francisco Cláudio De Abrantes

                                     Daniel Xavier Donizet

                                      Fernando Batista Fernandes

                                      Rodrigo Germano Delmasso Martins

                                       Eduardo Weyne Pedrosa

                                       Fábio Felix Silveira

                                       João Hermeto De Oliveira Neto

                                       Iolando Almeida De Souza

                                       João Alves Cardoso

                                       Jorge Vianna De Sousa

                                       José Gomes Ferreira Filho

                                       Leandro Antonio Grass Peixoto

                                       Marcos Martins Machado

                                       Reginaldo Veras Coelho

                                       Rafael Cavalcanti Prudente

                                       Reginaldo Rocha Sardinha

                                       Robério Bandeira De Negreiros Filho

                                       Roosevelt Vilela Pires

                                       Telma Rufino Alves

                                       Valdelino Rodrigues Barcelos

                                       Júlia Lucy Marques Araujo

Para acessar a cobertura completa do evento, clique aqui.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
Praça Municipal - Qd. 02, Lote 06, Brasília - DF - Brasil
CEP: 70.094-901

Tel. Atendimento ao Eleitor:
(61)3048-4000 
Horário de atendimento por telefone:
Dias úteis de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Fax: (61)3048-4077

Acesso rápido