TRE-DF realiza diplomação de Jaqueline Silva

A candidata não havia preenchido uma condição de elegibilidade, mas uma nova certidão comprovou a existência do vínculo partidário

Diplomacao

Na tarde de hoje (19), o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) realizou a entrega do diploma de Jaqueline Ângela Silva, eleita Deputada Distrital pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) com 13.044 votos. Após o deferimento de recurso junto ao Tribunal Superior Eleitoral, houve a recontagem de votos que a colocou na posição de 14°Deputado Distrital mais votado. 

Jaqueline Silva recebeu o diploma acompanhada de seu esposo, Sandro Sérgio, de seu advogado Francisco Emericiano e de seu amigo Daniel Correa. Emocionada com a entrega, ela declarou à Assessoria de Comunicação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF): “Foram fortes emoções, como tudo na minha vida. Isso aqui é uma recompensa de anos de trabalho. Eu já participei de quatro disputas eleitorais. Na última, eu fiquei como 1ª Suplente e nessa eu consegui. Agora é um momento de muita felicidade, de comemoração e, acima de tudo, de reconhecimento que a gente precisa dar ao mentor de tudo isso, que é Deus”.

A diplomação decorre da decisão exarada ontem (19) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que resultou na devolução do registro de candidatura a Jaqueline Silva (PTB-DF). Inicialmente, a Justiça Eleitoral tinha negado o registro por entender que a candidata não havia comprovado a filiação partidária dentro do prazo legal, que é de seis meses antes do pleito. No entanto, a maioria dos ministros do TSE entendeu que ela conseguiu comprovar a filiação no tempo determinado.

A Câmara Legislativa já foi oficiada pelo TRE-DF do cancelamento do diploma entregue ontem (18) à Telma Rufino (PROS).

Últimas notícias postadas

Recentes

TRE-DF realiza diplomação de eleitos em sessão solene

A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. A solenidade marca o encerramento da eleição no contexto administrativo.