Telson Luís Cavalcante Ferreira toma posse como Membro do TRE-DF

Iniciado às 17h, o evento ocorreu na sala de sessões do edifício-sede do tribunal.

Telson Ferreira toma posse no TRE-DF.

Na tarde de ontem (4), o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal empossou Telson Luís Cavalcante Ferreira, na vaga de jurista derivada do término do biênio do Desembargador Everardo Gueiros. Além dos desembargadores da Corte Eleitoral Regional, presenciaram a solenidade autoridades dos três poderes, representantes do Ministério Público, advogados e colaboradores do TRE-DF.

Em entrevista prévia, o empossando, emocionado, solicita que se ressaltem suas origens nordestinas. E, brevemente, me fala sobre sua vinda da Paraíba: “Sou como muitas pessoas que saem de seus estados para estudar e trabalhar. Que sonham com o progresso pessoal e profissional.” Revisando o roteiro, ele solicita que não nos esqueçamos de executar a música Asa Branca. Pergunto dos motivos, ele diz: “é um verdadeiro hino do Nordeste.” E acrescenta: “Eu nunca imaginei integrar um tribunal na capital do país. É uma honra imensa contribuir com a realização das eleições. Aprender com os magistrados íntegros e competentes que compõem o TRE.”

Graduado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Mestre em Ciência Política pelo Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia (EUROAM), o advogado já exerceu o cargo de Desembargador Eleitoral Substituto do TRE-DF, entre 2015 e 2017, quando atuou como Vice-Diretor da Escola Judiciária Eleitoral do Distrito Federal, Presidente da Comissão de Saúde do TRE-DF, Presidente da Comissão de Segurança e Presidente da Comissão de Reforma do Regimento Interno.

A posse

Na sala reservada aos familiares, o pai do novo Desembargador Eleitoral, Francisco Jackson Ferreira, confessou: “O pai e a mãe, geralmente, vibram mais que o próprio filho. Então eu me sinto extremamente orgulhoso e envaidecido. Eu, que sou da carreira jurídica, sei muito bem como é importante esse momento. Minha família toda é da área jurídica: a esposa e os filhos. E é um prêmio para o meu filho, nessa idade já estar aqui em Brasília. Veio da Paraíba e está aqui por seu próprio mérito. Isso é um reconhecimento da própria Justiça da capital.”

Juiz aposentado do TJ-PB, ele falou sobre a influência na carreira do filho: “Eu sempre preparei meus filhos para terem autonomia e decidirem o que eles querem. Inclusive, todos os meus filhos, na época do vestibular, me fizeram uma surpresa. Eu nunca influenciei para que eles seguissem uma carreira específica. Mas, eles me disseram que fariam vestibular para Medicina ou outras áreas. E, para minha surpresa, somente quando se inscreveram no vestibular é que me contaram que fariam Direito.”

No mesmo recinto, a Procuradora da Fazenda e esposa de Telson, Andressa Ferreira, entre uma foto e outra com os filhos Theo e Alice, afirmou, orgulhosa: “A gente fica emocionada porque foi algo que ele buscou a partir, na verdade, do anseio de amigos dele da advocacia. Eles queriam alguém que os representasse e fosse conhecedor do direito eleitoral. E esse anseio passou a ser dele também. E nós sonhamos juntos.” O sotaque da esposa, natural de Natal (RN), revela mais um motivo para o orgulho nordestino: “A gente se conheceu aqui em Brasília, quando chegamos, em 2005.”

Na abertura do evento, a Presidente do TRE-DF, Carmelita Brasil, leu o currículo do empossado e anunciou sua entrada no plenário. O novo Desembargador foi conduzido à tribuna junto ao decano da corte, o Desembargador Carlos Divino Vieira Rodrigues, e pelo membro mais moderno, o Desembargador Daniel Paes Ribeiro.

Após o compromisso solene de posse, o Diretor-Geral do TRE-DF, Eduardo de Castro Rodrigues fez a leitura do termo. Depois da assinatura, o jurista foi conduzido pelos Desembargadores ao lugar que ocupará na bancada. À mesa, além da Presidente do TRE-DF, estavam o Vice-Presidente e Corregedor Waldir Leôncio e os Desembargadores Carlos Rodrigues, Diva Lucy, Jackson di Domenico e Daniel Paes Lemes.

A eles, se somaram o Procurador Regional da República, José Jairo Gomes, o Ministro dos Direitos Humanos, Gustavo do Vale, o Ministro do STJ, Reynaldo Fonseca, o Ministro do TSE, Admar Gonzaga Neto, o Presidente do TJDFT, Romão Cícero Oliveira e o Presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto.

Na saudação ao empossado, o Desembargador Carlos Divino declarou: “Alegremente, me dirijo ao Desembargador recém empossado que, doravante, passa a abrilhantar essa corte, trazendo a nós o seu refinado conhecimento jurídico e sabedoria pessoal: atributos tão necessários à difícil vida judicante.”

A cerimônia contou, ainda, com a presença de Desembargadores eleitorais de outros estados. Kamile Ferreira, Desembargadora do TRE-CE, cumprimentou o amigo: "Com a posse do Dr. Telson ganha, acima de tudo, a Justiça Eleitoral. É um advogado íntegro, correto, estudioso e equilibrado. " Na mesma oportunidade, Wladimir Capistrano,  Desembargador do TRE-RN, homenageou o amigo: “É muito mais do que a posse de um juiz do TRE-DF, é a posse de uma liderança nacional da categoria.”O Desembargador do TRE-MA, Eduardo Moreira, completou: "É uma alegria para o nosso Colégio de Juristas Eleitorais. E eu, na qualidade de Presidente do Colégio dos Ouvidores da Justiça Eleitoral, venho aqui dar o meu cumprimento e o nosso abraço da classe de juristas a essa pessoa que tem todos os predicados para ser Juiz de Tribunal Regional Eleitoral.”

Em seu discurso enérgico, Telson Ferreira, falou sobre o poder do amor: “Se o amor governasse,não teríamos crianças morrendo de fome nem idosos abandonados. Se o amor legislasse, não teríamos preconceitos nem muito menos desrespeitos. Se o amor reinasse, não teríamos sequer Judiciário, pois viveríamos em plena paz.”

Após a execução da música Asa Branca, o Desembargador recebeu os cumprimentos no Salão Nobre.

O Presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto, declarou: “A advocacia está muito feliz com a ascensão de Telson ao cargo de Juiz Titular desta Corte, que vai demonstrar que ele é um homem correto, de bem e preparado para o exercício do cargo. A advocacia está de parabéns e o TRE, mais ainda.”

O Secretário Geral da OAB/DF, Jacques Veloso também elogiou o Desembargador: “Eu estou extremamente feliz, o Telson é um amigo dileto e muito dedicado àquilo que faz.”

Em nome do Ministério Público, o Procurador Regional da República, José Jairo Gomes, afirmou: “Além de ser uma pessoa muito preparada, tem muita experiência. Já passou pelo TRE e está retornando. Além de somar com a visão da advocacia que ele traz.”

Também esteve presente o Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), Romão Cícero de Oliveira que aproveitou a ocasião para saudar o empossado:  “É um orgulho para nós, que somos do Nordeste, encontrar o Telson Ferreira tomando posse neste Tribunal. Quando eu fui presidente deste Tribunal, ele foi desembargador substituto e fez um excelente trabalho. É um grande jurista.”

O Ministro do TSE, Admar Gonzaga Neto, também cumprimentou o empossado: “Para mim, é uma grande alegria estar na posse de um jurista como o doutor Telson. É uma pessoa agregadora, dotada de uma inteligência reconhecida no mundo jurídico. Muito querido por todos nós e merecia este Tribunal. O Telson merecia o Tribunal e o Tribunal merecia o Telson. Portanto, estão de parabéns aqueles que o escolheram e acho que todos nós que torcemos por ele, estamos, ao fim do cabo, torcendo pela democracia e pelo país.”

Além de Juiz Titular do TRE-DF, Telson Fereira atua como professor e Presidente do Colégio Permanente dos Juristas da Justiça Eleitoral - COPEJE (biênio 2017-2018) e, em 2016, foi agraciado com a Medalha do Mérito Eleitoral.

Estiveram presentes, ainda, o Ministro Tarcisio Vieira, o Ministro Sérgio Banhos, o Ministro Carlos Horbach, os ex-ministros Fernando Neves, Henrique Neves, todos do TSE. Kamile Castro, do TRE-CE, Eduardo Moreira, do TRE-MA e Wladmir Capistrano, do TRE-RN, Vicente Lopes,  o Presidente do TJ-PB, Desembargador Joas de Brito Pereira Filho, o Secretário Executivo do Ministério dos Direitos Humanos, Engels Muniz, o Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Ricardo Peres e o Secretário Geral da OAB-DF, Jacques Veloso também presenciaram a posse. Ainda, os ex-membros  do TRE-DF, André Macedo, Eduardo Lowenhaupt e Cléber Lopes. O ex-presidente do TRE-DF, Desembargador Romeu Gonzaga Neiva também compareceu para saudar o novo Desembargador Eleitoral.

Para acessar as fotos do evento, clique aqui .

Confira, na íntegra, o discurso de posse, clicando aqui .

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
Praça Municipal - Qd. 02, Lote 06, Brasília - DF - Brasil
CEP: 70.094-901

Tel. Atendimento ao Eleitor:
(61)3048-4000 
Horário de atendimento por telefone:
Dias úteis de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Fax: (61)3048-4077

Acesso rápido