Tribunal realiza treinamento de mesários para o Eleitor do Futuro

Tribunal realiza treinamento de mesários para o Eleitor do Futuro

Ronaldo da EJE-DF no Eleitor do Futuro 2018

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal promoveu, nesta quinta-feira (14), o treinamento de mesários que atuarão no Programa Eleitor do Futuro (Módulo Inclusão Social desde a Infância e Anos Finais). Este ano, o projeto conta com a participação de 43.000 alunos de 93 escolas públicas e particulares.

No evento, realizado nesta manhã, 200 mesários foram treinados dentre professores e alunos. Eles aprenderão a operar uma mesa receptora de votos e como funciona uma seção eleitoral.

Desenvolvido pela Escola Judiciária Eleitoral Rui Barbosa, do TRE-DF, o projeto tem como meta despertar junto a estudantes a partir de 6 anos de idade a conscientização em torno da importância da cidadania através do voto.

 

Eleição e Resultado

Na terça-feira, dia 19, a Escola Judiciária instalará seções eleitorais em cada um dos colégios. No dia seguinte, 20 de junho, os 43 mil alunos receberão de forma simbólica um título eleitoral e votarão nos locais onde estudam.

E no dia 26, às 10 horas, na sede do tribunal,  haverá a cerimônia de Diplomação dos Partidos Vencedores do Programa Eleitor do Futuro e Escolas Participantes do Programa Inclusão Social desde a Infância.

 

O Programa

O Programa “Eleitor do Futuro” é desenvolvido desde 2004 em escolas públicas e particulares, despertando nos alunos reflexões sobre os seus direitos em um contexto social e interdisciplinar.

O grande desafio do projeto é promover a inclusão social, política e econômica dos jovens entre 6 e 18 anos para que eles tenham uma participação política consciente, livre e democrática.

Assim, por meio da realização de um processo eleitoral completo nas escolas, de palestras, de teatralização, de distribuição de livretos educativos, de debates de temas de políticas públicas e da formação de partidos políticos pelos estudantes são discutidos temas da atualidade e os estudantes conhecem, na prática, o valor da democracia através do voto.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
Praça Municipal - Qd. 02, Lote 06, Brasília - DF - Brasil
CEP: 70.094-901

Tel. Atendimento ao Eleitor:
(61)3048-4000 
Horário de atendimento por telefone:
Dias úteis de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Fax: (61)3048-4077

Acesso rápido