TRE-DF participa de seminário no TSE

Mitos e verdades sobre a segurança das urnas foram abordados por especialistas.

Seminário Segurança da Urna Eletrônica

Na manhã de hoje (30), representantes do TRE-DF estiveram no Seminário Segurança da Urna Eletrônica. Promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o evento contou com a participação de autoridades como o Presidente do TSE, Ministro Luiz Fux e o Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. Representando o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, estiveram a Presidente Carmelita Brasil, o Vice-Presidente e Corregedor Waldir Leôncio, os juízes da fiscalização da propaganda e, ainda, juízes eleitorais, chefes de cartório e servidores da administração.

O Diretor Geral do TRE-DF, Eduardo de Castro Rodrigues, falou sobre a importância da iniciativa: “O seminário reforçou a segurança do processo eleitoral como um todo. Não só da urna eletrônica, mas descreveu, para todos nós, os passos e os mecanismos de segurança da própria urna eletrônica. Isso é importante, porque a sociedade vive um momento de muito questionamento a respeito do processo eleitoral. O TSE, com esse seminário, esclarece os mecanismos e ferramentas que são utilizados para propiciar a segurança da urna eletrônica.”

Sobre a presença do TRE-DF no seminário, o diretor declarou: “Observar os mecanismos utilizados reforça, entre nós, enquanto instituição, o sentimento de que o processo está cada vez mais seguro e mais confiável.”

O seminário

Segundo o TSE, o objetivo do evento foi apresentar um panorama do processo eleitoral informatizado no Brasil a jornalistas, estudantes, universidades, magistrados e diretores de tecnologia de órgãos do governo.

Após a abertura do ministro presidente, o Secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino, apresentou mitos e verdades relacionados à segurança da urna eletrônica. Na ocasião, ele expôs números e gráficos que comprovam a eficiência e a transparência da votação eletrônica no Brasil. Em seguida o Secretário de TI do TSE, acompanhado pelos especialistas em segurança e tecnologia das urnas Osvaldo Imamura do ITA e Antonio Salgado do INPE, respondeu a perguntas gravadas por eleitores e a perguntas da plateia. 

Em entrevista ao TSE, Janino afirmou que o intuito do evento é esclarecer as funcionalidades de segurança e auditabilidade do processo. Segundo ele, os cidadãos recebem diariamente uma avalanche de informações distorcidas, equivocadas e, muitas vezes, tendenciosas sobre o funcionamento do processo eleitoral. E, ainda mais especificamente, da urna eletrônica.

Com informações do TSE

 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
Praça Municipal - Qd. 02, Lote 06, Brasília - DF - Brasil
CEP: 70.094-901

Tel. Atendimento ao Eleitor:
(61)3048-4000 
Horário de atendimento por telefone:
Dias úteis de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Fax: (61)3048-4077

Acesso rápido