TRE-DF lança as atividades anuais do Programa Eleitor do Futuro

Na tarde de hoje (20), a Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal lançou, em parceria com a Secretaria de Educação, as atividades do Programa Eleitor do Futuro.

Na tarde de hoje (20), a Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal la...

Cerca de noventa pessoas estiveram presentes na Sala de Sessões do tribunal, para o evento que inaugura as atividades anuais do Programa Eleitor do Futuro. O Diretor da Escola Judiciária, Desembargador Carlos Divino Vieira, realizou a abertura da reunião, agradecendo a todos pela presença e recordando o ponto de convergência entre o trabalho realizado pela corte eleitoral e pelos educadores “Vocês estão plantando as sementes mais valiosas de uma cultura, de uma civilização. E, ao mesmo tempo, nós aqui estamos preocupados com as questões da cidadania, daquilo que resolve os conflitos de natureza eleitoral. Acho que ambos trabalhamos na construção da cidadania, mas em tempos diferentes. Nós, da Justiça Eleitoral, lidamos com a cidadania da geração do presente. E, vocês, professores, estão agindo na construção dos futuros eleitores, futuros políticos.”

Em nome da Secretaria de Educação, a professora Márcia Cabral dos Santos falou sobre o sucesso decorrente da parceria: “Quero agradecer ao Tribunal Regional Eleitoral por essa parceria que tem rendido bons frutos. O eleitor do Futuro e o Inclusão Social Desde a Infância são programas muito bem avaliados. Eles alcançam uma marca excepcional nas nossas avaliações: 100% das unidades escolares indicaram que gostariam de receber o programa novamente e sinalizam que indicariam esse programa para outras unidades escolares.”

Representando a Subsecretaria de Educação Básica, a professora Marília  Teixeira Magalhães retratou a importância desses programas: “Gostaria de agradecer a esta casa, que nos recebe com tamanha alegria e disposição em fazer esse trabalho com a Secretaria de Educação, que é um universo imenso. Mas que, com muito empenho, consegue trabalhar desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Isso traz para nós uma bagagem, para que os nossos estudantes possam fazer o exercício dessa cidadania.”

Por fim, o Secretário da Escola Judiciária, Ronaldo Franco, fez uma apresentação do funcionamento dos programas, convidando os professores a enviarem sugestões e participarem ativamente do processo. “A gente organiza o processo eleitoral. A parte pedagógica são vocês que propõem. O processo de ensinagem e aprendizagem fica com vocês. Então a criatividade de vocês é fundamental para o programa.”

Emocionado com a quantidade de escolas que aderiram neste ano, Ronaldo Franco afirmou: “Queria dizer a vocês a minha alegria em ver essa sala de sessões com o máximo de sua capacidade: não de cadeiras, mas de escolas que puderam se inscrever no programa.” O Secretário apresentou um panorama das atividades que serão desenvolvidas durante o ano e ressaltou que a Escola Judiciária tem se empenhado em ampliar ainda mais a quantidade de escolas participantes. Um novo acordo de cooperação com a Secretaria de Educação está em vias de ser assinado.

 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
Praça Municipal - Qd. 02, Lote 06, Brasília - DF - Brasil
CEP: 70.094-901

Tel. Atendimento ao Eleitor:
(61)3048-4000 
Horário de atendimento por telefone:
Dias úteis de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Fax: (61)3048-4077

Acesso rápido