TRE-DF realiza reunião de balanço das Eleições 2018

O objetivo foi apresentar os principais números e propor soluções para otimizar a logística das próximas eleições

eleicoes 2018

Na tarde de hoje (13), o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) realizou uma reunião com juízes da Coordenação da Fiscalização da Propaganda Eleitoral (COFPE), chefes de cartórios, o corpo diretivo do tribunal e os representantes dos setores envolvidos nas eleições de 2018. O objetivo foi apresentar um balanço do período e discutir formas de aprimorar a sistemática das eleições para o próximo pleito.

A abertura da reunião foi feita pelo Diretor Geral, Eduardo Castro, que agradeceu pelo empenho de todos no processo eleitoral e falou sobre o êxito na execução das atividades de 2018. Em seguida, a Chefe do Núcleo de Estatística, Cláudia Eirado apresentou os principais dados acerca da logística das eleições. Segundo a analista, 33.682 pessoas participaram da organização das eleições. Ao todo, foram utilizados 58 caminhões para carregar as 7.017 urnas utilizadas no Distrito Federal. Ela destacou, ainda, que destas urnas, apenas 158 precisaram ser substituídas nos 620 locais de votação.


Logo após,  o Juiz da Coordenação de Fiscalização da Propaganda Eleitoral Pedro Yung Tay fez um levantamento sobre as atividades da comissão, que atendeu a mais de 2 mil demandas nessas eleições. O magistrado agradeceu aos servidores que colaboraram para a execução dos trabalhos e propôs soluções para a otimização dos trabalhos nas próximas eleições.


O próximo a falar foi o Presidente da Comissão de Auditoria das Urnas Eletrônicas (COAUD), o Juiz Eduardo Rosas. O magistrado falou sobre o trabalho realizado pela comissão, integrada por 6 servidores fixos e 27 servidores auxiliares e afirmou: “Eu acho que não há nenhum tipo de recurso que tenha nos faltado.” O presidente da COAUD destacou, ainda, que o relatório feito pela empresa contratada pelo TSE para auditar os trabalhos da comissão constatou que “não foi apontado nenhum tipo de procedimento que a COAUD tenha deixado de executar”.


Após as apresentações, o  Diretor Geral agradeceu a todos pelos esforços devotados e passou a palavra ao Coordenador Geral das Eleições, Marcello Soutto Mayor, que levantou temas sobre as eleições junto aos presentes, tais como fechamento de cadastro e segurança , para que todos fizessem suas contribuições e relatassem casos relacionados a cada assunto.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
Praça Municipal - Qd. 02, Lote 06, Brasília - DF - Brasil
CEP: 70.094-901

Tel. Atendimento ao Eleitor:
(61)3048-4000 
Horário de atendimento por telefone:
Dias úteis de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Fax: (61)3048-4077

Acesso rápido