TRE-DF divulga balanço do segundo turno no Distrito Federal

Em entrevista coletiva, a Desembargadora Presidente do TRE-DF, Carmelita Brasil, avaliou que o segundo turno ocorreu com tranquilidade

eleicao 2018

Eram 18h44 de ontem (28), quando uma salva de palmas irrompeu o Salão Nobre do Tribunal Regional do Eleitoral do Distrito Federal: a capital federal totalizava 100% da apuração das urnas eletrônicas.

Com 69,79% dos votos válidos, Ibaneis Rocha Barros Júnior foi eleito Governador do Distrito Federal. A nível nacional, Jair Messias Bolsonaro foi escolhido para ocupar o cargo de Presidente do Brasil. Somente no Distrito Federal, o candidato recebeu 69,99% dos votos válidos.

Procedimentos do dia da votação

Às 7h de domingo (28), se iniciava a auditoria da integridade dos sistemas eletrônicos das urnas. O procedimento foi uma das novidades das Eleições 2018 e aconteceu em todo o país. O objetivo foi comprovar a autenticidade e a integridade dos sistemas instalados nos dispositivos eletrônicos de votação.

A auditoria foi realizada em três seções do Distrito Federal sorteadas, aleatoriamente, pela Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, em audiência pública. Na seção 49 da 11ª Zona Eleitoral, localizada no Cruzeiro, o Ministro Substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Carlos Horbach acompanhou o processo junto à Juíza Titular da 11ª Zona Eleitoral, Jorgina Carneiro, do Promotor Eleitoral Evandro Gomes e da Chefe de Cartório Elaine Machado.

Após o procedimento presenciado por fiscais de partido, servidores da Justiça Eleitoral, mesários e imprensa, o Ministro afirmou: “É um sistema extremamente seguro e auditável. Garante ao eleitor a certeza de que, ao final do dia de hoje, vai ter respeitada a sua decisão”.

Antes de se iniciar processo, o eleitor José Luiz Antunes (56) aguardava do lado de fora da seção em que acontecia a auditoria: “Pela organização, fica claro que não existirá dificuldade nenhuma. Estou vendo que todo mundo está fiscalizando: auditoria, mesários. Então acho que está tudo muito bem fiscalizado”, avaliou o eleitor.

Além dessa novidade, o TRE-DF realizou a tradicional auditoria da votação eletrônica em ambiente controlado. Desde 2002, o procedimento - antigamente conhecido como votação paralela- acontece durante o horário da votação oficial.  Mediante votação simulada, em ambiente filmado, ele comprova que o voto digitado na urna eletrônica corresponde fielmente ao realizado manualmente. Atestando, assim, a integridade e a confiabilidade das urnas eletrônicas.

Missão de Observadores da OEA

Às 10h30, a Chefe da Missão de Observadores da Organização dos Estados da América (OEA) no Brasil, a ex-presidente da Costa Rica, Laura Chinchilla, acompanhou a votação no Colégio Sigma da 606 Norte. Após visitar as salas, ela concedeu entrevista e falou sobre o transcurso da votação: “Os relatos que temos até agora é de que o dia das eleições no Brasil transcorre com muita normalidade.” Acerca da avaliação da OEA, ela completa: “Não se registram, por parte de nossos representantes, nessas doze regiões, nenhum ato violento, nenhuma dificuldade para que as pessoas exerçam o voto. Dessa maneira, reiteramos nossas felicitações ao povo brasileiro, em primeiro lugar, e às autoridades eleitorais”.

As urnas eletrônicas

Durante o segundo turno, foram registradas apenas 49 substituições de urnas no Distrito Federal, de um total de mais de 6 mil dispositivos. Entre os tipos de problemas apresentados, o mais recorrente foi o relativo à biometria, totalizando 36,84% dos casos de substituição. Em seguida, estão os problemas de hardware (31,58%) e os concernentes a falhas no terminal do eleitor (15,79%). Os demais casos se referem a problema na bateria, falhas no terminal do mesário, impressora, entre outros.

Ocorrências

Durante o segundo turno até o presente momento, foram registradas apenas cinco ocorrências no sistema do TRE-DF, das quais quatro resultaram em prisão. Três eleitores- dois no Recanto das Emas e um na Fercal - foram presos por fotografarem o voto na cabine de votação, ferindo, assim, a proteção ao sigilo da votação. No Centro de Ensino Médio 1 de São Sebastião, foi encontrado um caminhão do tipo trio elétrico com propaganda afixada de um candidato.  Por configurar crime eleitoral, o responsável foi convidado a  retirar o caminhão e a  ocorrência foi registrada no aplicativo Pardal. Além disso, um eleitor da 9ª Zona Eleitoral foi preso por causar tumulto na seção de votação.

Em entrevista coletiva concedida após o encerramento da votação, a Presidente do TRE-DF, a Desembargadora Carmelita Brasil ressaltou a tranquilidade do pleito: “Nós temos, hoje, notícias que são extremamente caras e agradáveis: não houve, de fato, nenhum incidente que pudesse suscitar qualquer preocupação na presidência, na corregedoria, na polícia ou nos órgãos de segurança da nossa unidade da federação.”

Para conferir os relatórios que contêm os resultados das eleições no Distrito federal e no exterior, clique aqui .

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
Praça Municipal - Qd. 02, Lote 06, Brasília - DF - Brasil
CEP: 70.094-901

Tel. Atendimento ao Eleitor:
(61)3048-4000 
Horário de atendimento por telefone:
Dias úteis de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Fax: (61)3048-4077

Acesso rápido