TRE-DF realiza, amanhã, sorteio para a auditoria das urnas eletrônicas no segundo turno

Os trabalhos da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica são públicos e podem ser acompanhados por qualquer interessado.

eleicoes 2018
TRE-DF realiza sorteio para a auditoria das urnas eletrônicas no segundo turno

Amanhã (27) às 9h acontece, no 2˚Subsolo do edifício-sede do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), o sorteio das urnas que serão usadas na Auditoria da Votação Eletrônica, procedimento que visa assegurar que o voto digitado pelo eleitor na urna eletrônica corresponde fielmente ao escrito em uma cédula de papel. Esse processo é realizado em ambiente filmado e fiscalizado e, para sua consecução, serão sorteadas seis urnas eletrônicas entre todas as seções do Distrito Federal. Destas, três virão para o Tribunal e serão utilizadas no procedimento de auditoria em ambiente controlado que ocorre no dia das eleições - a antiga “votação paralela”. As outras três serão sorteadas para realização de uma auditoria no próprio local de votação, para testar os programas das urnas.

A auditoria da votação Eletrônica

O mecanismo de auditoria antigamente denominado “votação paralela” consiste em evento público realizado no dia da votação, em primeiro e segundo turno, com o objetivo de demonstrar a segurança e o funcionamento das urnas eletrônicas. Ocorre em todo o país, por meio de amostragem, e conta com a participação de representantes de partidos políticos, do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Também podem indicar representantes para acompanhar os trabalhos os partidos políticos, as coligações, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal, a Controladoria-Geral da União, o Departamento de Polícia Federal, a Sociedade Brasileira de Computação, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia e os Departamentos de Tecnologia da Informação de universidades.

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
Praça Municipal - Qd. 02, Lote 06, Brasília - DF - Brasil
CEP: 70.094-901

Tel. Atendimento ao Eleitor:
(61)3048-4000 
Horário de atendimento por telefone:
Dias úteis de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Fax: (61)3048-4077

Acesso rápido