TRE-DF promove reunião preparatória para as Eleições 2018 com Juízes de Direito e Auxiliares da Justiça Eleitoral do DF

Estiveram presentes 162 magistrados, aos quais foi entregue um manual para o pleito.

Na manhã de hoje (21), o TRE-DF promoveu uma reunião preparatória para as Eleições 2018 com juíz...

Na manhã de hoje (21), o TRE-DF promoveu uma reunião preparatória para as Eleições 2018 com juízes eleitorais e auxiliares do Distrito Federal. No encontro, foram abordados assuntos como atos preparatórios para as eleições, atuação dos juízes e Ministério Público, funcionamento do local de votação, apuração do resultado, plano de segurança, logística eleitoral , segurança das urnas eletrônicas e crimes eleitorais.

 A abertura foi realizada pela Presidente do TRE-DF, a Desembargadora Carmelita Brasil, que agradeceu pela presença dos juízes e reforçou que o Tribunal estará à disposição deles durante o período eleitoral. Em seguida, o Vice-Presidente e Corregedor, o Desembargador Waldir Leôncio, ressaltou os desafios que surgem com as alterações na legislação, mas que a competência dos magistrados fará com que as eleições transcorram da melhor forma possível.

Em seguida, o Coordenador de Planejamento, Estratégia e Gestão do TRE-DF, Marcello Soutto Mayor,  apresentou a logística eleitoral aos juízes. Ele trouxe um  cenário do pleito, dados do eleitorado e da estrutura envolvida na realização das eleições.  Entre as informações, destacou que nessas eleições o número de polos de transmissão saltou para 594, ou seja, a transmissão ocorrerá in loco em 97,21% dos locais de votação.

 O Desembargador Eleitoral Hector Valverde também compôs a mesa e  falou sobre a Escola Judiciária Eleitoral, aproveitando a oportunidade para  convidar os magistrados a participar dos importantes projetos sociais da escola, tais como o Eleitor do Futuro, que leva as urnas para as escolas do Distrito Federal com o objetivo de trabalhar conceitos de cidadania e a importância do voto desde a infância.

 A seguir, o Secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação, Ricardo Negrão, falou sobre a segurança das urnas eletrônicas, que completam 22 anos atualmente. “Ela é motivo de orgulho para o Brasil. Nós fazemos eleições em todo o mundo. É uma urna que funciona desde grandes metrópoles a tribos indígenas”, reforçou o Secretário. Ele explicou que o sistema das urnas é desvinculado de redes de comunicação, não sendo possível acessar os dispositivos internos. Ressaltou que a urna não se conecta a nenhuma rede (stand alone), possui lacres digitais e físicos, assinados por juízes eleitorais. Explicou as auditorias realizadas, como o procedimento da votação paralela e uma novidade nessas eleições no DF: a possibilidade de escanear os boletins de urna com QR code e comparar com os dados divulgados no site do TSE.

Ao final, o Juiz Edson Lima Costa ministrou um curso sobre impugnações de eleitor, Poder de Polícia e crimes eleitorais.

 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
Praça Municipal - Qd. 02, Lote 06, Brasília - DF - Brasil
CEP: 70.094-901

Tel. Atendimento ao Eleitor:
(61)3048-4000 
Horário de atendimento por telefone:
Dias úteis de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Fax: (61)3048-4077

Acesso rápido