TRE-DF participa de mobilização mundial pela Internet Segura

No foco das discussões estão temáticas como o uso seguro, ético e responsável da rede, inteligência artificial, segurança digital, futuro das políticas públicas de educação, entre outros.

Dia da Internet Segura

Hoje (5), o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e aos demais TRE´s, aderiu à mobilização em apoio ao Dia Mundial da Internet Segura. O objetivo é motivar um uso mais responsável da web. As ações abrangem desde um tuitaço até a disponibilização de links para a verificação de notícias.

Você realmente sabe identificar uma notícia falsa?

Essa pergunta, cada vez mais frequente e mais pertinente, pode ser respondida no seguinte link: Esclarecimentos sobre informações falsas. Ao clicar no link, você é redirecionado à página, criada pelo TSE, e tem acesso a agências de checagem de conteúdo para obter informações que desconstroem boatos ou veiculações. Isso serve de alerta aos brasileiros em relação aos riscos decorrentes da desinformação.

 #PartiuTuitaço?

 Hoje é realizada uma série de publicações nas redes sociais (postsstories e tuítes) com peças gráficas e textos informativos. Além disso, o TSE indica materiais, tais como guias e cartilhas com informações adicionais sobre o tema, com vistas a apoiar os eleitores na detecção e combate às notícias falsas.

 Além das publicações, hoje ocorre um tuitaço relacionado ao tema. Com as hashtags #JustiçaEleitoral no #SID2019 (Safer Internet Day), órgãos que compõem esta Justiça, e os parceiros da ação convidam a todos para enviarem suas mensagem com essas hashtags. Você já enviou a sua? Queremos ver você por lá!

 Mas o que é esse tal Dia da Internet Segura?

Calma, a gente te explica! Essa iniciativa anual mobiliza mais de 100 países para motivar as pessoas a utilizarem a internet de forma segura e responsável. No Brasil, serão mais de 40 atividades em todo o país. A iniciativa é conduzida pela organização não governamental Safernet Brasil, que promove, desde 2005, a defesa dos Direitos Humanos na Internet no Brasil.

As ações recebem o apoio de outras instituições governamentais, como o Ministério Público Federal (MPF) e o Comitê Gestor da Internet no Brasil. Neste ano, o mote da campanha é “Juntos por uma Internet mais Positiva”.

 Encontro Nacional

Para divulgar as iniciativas, a SaferNet Brasil e seus apoiadores promovem encontro, hoje, em São Paulo. Representantes de empresas, da comunidade científica e tecnológica, do terceiro setor, do Governo e especialistas da área jurídica debatem temas como desinformação e alfabetização mediática.

Aberto aos interessados, o evento divulga estatísticas sobre denúncias recebidas em 2018 pela Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos, especialmente de casos relacionados a cyberbullyingsexting (vazamento de imagens íntimas) e pornografia infantil.

Na ocasião, haverá, ainda, o lançamento do livro Instruções para um futuro imaterial, de Stefano Quintarelli, traduzido para português pelos pesquisadores Ricardo Abramovay e Rafael Zanatta.

 Para ter acesso à transmissão online, clique aqui.

 Serviço

Dia da Internet Segura 2019
Data: 5 de fevereiro (terça-feira), a partir das 9h
Local: Auditório Edifício Bolsa de Imóveis, São Paulo, SP
Agenda e inscrições: http://www.safernet.org.br/site/sid2019/
Endereço da transmissão on-linehttps://www.youtube.com/NICbrvideos

 

 

 

 

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
Praça Municipal - Qd. 02, Lote 06, Brasília - DF - Brasil
CEP: 70.094-901

Tel. Atendimento ao Eleitor:
(61)3048-4000 
Horário de atendimento por telefone:
Dias úteis de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Fax: (61)3048-4077

Acesso rápido