Comitiva do TRE-DF participa do 77° Coptrel

O evento acontece em Natal (RN) e reúne presidentes e gestores dos regionais de todo o país

Inovação, sustentabilidade e compartilhamento de experiências marcam o encontro que reúne representantes da Justiça Eleitoral

Hoje (7) e amanhã (8), a Presidente do TRE-DF, Desembargadora Carmelita Brasil e sua comitiva participam do 77° Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel). Na ocasião, presidentes, diretores-gerais e assessores dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de todos os estados brasileiros debatem temas relativos à preparação das Eleições 2020 e às novas ferramentas tecnológicas da Justiça Eleitoral.

Durante a manhã, o Diretor-Geral do TRE-DF, Eduardo de Castro, e o Assessor de Comunicação Social, Fernando Velloso, participaram das reuniões setoriais, que têm como objetivo discutir temas relevantes aos regionais com vistas a aperfeiçoar o serviço entregue ao cidadão.

A Presidente do TRE-DF, Desembargadora Carmelita Brasil, participará da solenidade de abertura, que ocorre às 18h, no Plenário do Regional potiguar. Na ocasião, o Ministro do TSE Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, apresentará a conferência intitulada “Os desafios da Legislação Eleitoral”. Antes da abertura, os presidentes farão o plantio de uma muda de 'Oiti' em frente à sede do TRE-RN, como parte do projeto 'Plante a Democracia'.

Hoje (7), o Secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRE-DF, Ricardo Negrão, apresentou o painel “Solução eletrônica de cobrança de multas eleitorais” na sala de inovações. O Secretário de Administração, Orçamento e Finanças, Paulo Tadeu Moreira Saldanha, por sua vez, expôs a proposta de formação de uma central de compras da Justiça Eleitoral. Além disso, Otacílio Guedes Marques, do Gabinete da Presidência, apresentou o  projeto Memória Digital aos participantes do evento.

O segundo dia de atividades ocorrerá na sexta-feira (8), a partir das 8h, no Hotel Ocean Palace, e contará com exposições, debates e painéis conduzidos pelo eixo temático “Inovação como motor propulsor de eficiência e sustentabilidade na Justiça Eleitoral”. A tarde do evento será marcada pelas palestras dos ministros Marcelo Navarro Ribeiro Dantas (STJ) e Luiz Alberto Gurgel de Faria (STJ), que falarão, respectivamente, sobre “Desafios da efetividade da Jurisdição” e “Jurisdição e Inteligência Artificial”. Em seguida, o  jornalista Gaudêncio Torquato conduzirá o painel “A Justiça Eleitoral na visão da imprensa”. Ao final do dia, ocorrerá a leitura da “Carta de Natal” - documento que trará as diretrizes definidas durante o encontro e será encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O 77º Coptrel contará, ainda, com exposições de projetos idealizados pelos regionais para o aprimoramento do processo eleitoral e das práticas na área de gestão.  Segundo os organizadores do evento, estas apresentações serão uma oportunidade para o compartilhamento das experiências e das iniciativas de sucesso.

Últimas notícias postadas

Recentes

Vem aí: Semana do Jovem Eleitor

Serão cinco dias voltados para sensibilizar os jovens de 16 e 17 anos sobre a importância de sua participação na escolha de seus representantes políticos.