Francisco José de Campos Amaral toma posse no TRE-DF

Autoridades, amigos e familiares acompanharam a cerimônia no Salão Nobre do TRE-DF

Posse Amaral

Nesta segunda-feira (4), o advogado  Francisco José de Campos Amaral tomou posse no cargo de Desembargador Substituto do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF). Entre as autoridades presentes, estiveram o Presidente do TJDFT, Desembargador Romão Cícero de Oliveira, o Presidente da OAB-DF, Délio Lins, a Procuradora- Geral do Distrito Federal, Ludmila Galvão, as Deputadas Federais Bia Kicis e Flávia Arruda,  o Reitor do UniCEUB, Getúlio Américo Moreira Lopes, além dos demais desembargadores, servidores, familiares e amigos. 

A cerimônia foi iniciada às 18h, no Salão Nobre do TRE-DF, pela Presidente do TRE-DF, Desembargadora Carmelita Brasil, que ressaltou: “É uma alegria muito grande para nós rever a família Campos Amaral integrando novamente a Corte. Aproveitamos a oportunidade para cumprimentar de maneira especialíssima, o seu pai, o Eminente Desembargador Campos Amaral, que está presente, que foi nosso Corregedor Eleitoral, além de Desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Que Vossa Excelência encontre, no seio dessa Corte, as alegrias e as oportunidades de servir ao povo brasileiro, como nós temos feito até hoje”.

Após cumprimentar os convidados, Francisco Amaral prestou homenagem a Deus e àqueles que contribuíram para que esse momento acontecesse em sua vida, e concluiu: “Gostaria de agradecer e cumprimentar cada um daqueles que contribuíram para que aqui eu pudesse chegar, a um Tribunal tão honrado por suas tradições. Quero dizer que o momento é impar, e será desafiador, mas de grande satisfação para esse advogado”.

Durante a recepção, o Desembargador aposentado José de Campos Amaral, pai do empossado, falou sobre a importância do momento para a família: “Em primeiro lugar, eu me sinto muito alegre, porque ele vai continuar a carreira que eu sigo no Judiciário do Distrito Federal. Está começando como desembargador eleitoral suplente, mas se as coisas correrem como se espera, poderá ter uma progressão futura. E o cargo que ele vai ocupar é muito importante”.

O Presidente da OAB-DF, Délio Lins e Silva Júnior, prestigiou o advogado e destacou o significado da solenidade para a entidade “É importantíssimo para a Ordem dos Advogados ocupar esse assento aqui no Tribunal, mas, mais do que isso: é importantíssimo ser ocupada pelo Francisco Amaral. Eu sou fã incondicional dele. É uma pessoa preparadíssima, que tem muito a contribuir com o Tribunal. Estava ocupando agora – e isso eu vou sentir falta na OAB – a Procuradoria Geral de Prerrogativas. Ele estava atuando em defesa da advocacia e agora ele vai ficar emprestado ao Tribunal, mas a OAB não vai largar o ‘Chico’”. Sobre a relação da OAB com o TRE-DF, o presidente destacou:  "Já estive com a Desembargadora Carmelita, trazendo os requerimentos feitos pela nossa Comissão Eleitoral, e ela prontamente atendeu, então a relação da Ordem com o Tribunal e tem tudo para ser melhor ainda com o nosso novo desembargador servindo de ponte”.

Natural de Anápolis (GO), o advogado é filho do desembargador aposentado José de Campos Amaral, e atua há 33 anos em Brasília. Procurador-geral de Defesa das Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional DF (OAB-DF), é bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Foi  Conselheiro da OAB-DF por três mandatos, e também ocupou o cargo de Secretário-Geral na entidade.

A cobertura fotográfica do evento foi disponibilizada em nossa página no Flickr. Clique aqui para conferir!

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
Praça Municipal - Qd. 02, Lote 06, Brasília - DF - Brasil
CEP: 70.094-901

Tel. Atendimento ao Eleitor:
(61)3048-4000 
Horário de atendimento por telefone:
Dias úteis de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Fax: (61)3048-4077

Acesso rápido