TRE-DF presente no segundo dia do 77° Coptrel

Inovação, sustentabilidade e compartilhamento de experiências marcam o encontro que reúne representantes da Justiça Eleitoral.

Inovação, sustentabilidade e compartilhamento de experiências marcam o encontro que reúne repres...

Hoje (8), a Presidente do TRE-DF, Desembargadora Carmelita Brasil e sua comitiva participam do segundo dia de atividades do 77° Encontro do Colégio de Presidentes dos TREs (Coptrel). A edição, que encerra os encontros do ano de 2019, foi marcada pelos temas inovação e sustentabilidade, e reúne presidentes e gestores de todos os Regionais Eleitorais do país.

A solenidade de abertura aconteceu na noite de ontem (7), no Plenário do Regional do RN, e foi antecedida pelo plantio de uma muda de 'oiti' em frente à sede do TRE-RN. A iniciativa é parte integrante do projeto 'Plante a Democracia'.

Na abertura do encontro, além dos presidentes prestigiaram o início das atividades diversas autoridades, como os ministros  Emmanoel Pereira e Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, que representaram o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segundo os organizadores do evento, o último dia de atividades segue “norteado pelo eixo temático Inovação como motor propulsor de eficiência e sustentabilidade na Justiça Eleitoral, alinhado com o que de mais moderno acontece no Brasil e no mundo”. Os participantes poderão assistir a exposições dos regionais eleitorais,  palestras com os ministros Marcelo Navarro Ribeiro Dantas (STJ) e Luiz Alberto Gurgel de Faria (STJ), e com o jornalista Gaudêncio Torquato.  

Reuniões Setoriais

Em paralelo ao encontro de presidentes, ocorrem as reuniões setoriais dos Diretores Gerais e Assessores de Comunicação dos Tribunais Regionais Eleitorais de todo o país. Eduardo de Castro, Diretor-Geral do TRE-DF, participou do encontro, no qual foram apresentados temas como inovação no atendimento ao eleitor cidadão,  segurança da informação,  deslocamento da análise de contas eleitorais das auditorias internas dos TREs e georreferenciamento Eleitoral – GEL,  bem como outros assuntos correlatos a todos os Regionais.

A reunião das ASCOMs contou com a participação do Assessor de Comunicação Social do TRE-DF, Fernando Velloso Filho. Na ocasião, além de debaterem  assuntos comuns de interesse das assessorias, os assessores ouviram explanações sobre temas relevantes, como inovação na comunicação como pressuposto de uma jurisdição democrática e empreendedora, e  gestão de riscos eficiente.

Apresentações do TRE-DF no encontro

O Secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRE-DF, Ricardo Negrão, apresentou o painel “Solução eletrônica de cobrança de multas eleitorais” na sala de inovações. O Secretário de Administração, Orçamento e Finanças, Paulo Tadeu Moreira Saldanha, por sua vez, expôs a proposta de formação de uma central de compras da Justiça Eleitoral. Além disso, Otacílio Guedes Marques, do Gabinete da Presidência, apresentou o  projeto Memória Digital aos participantes do evento.

O evento se encerra na tarde de hoje (8), com a leitura da Carta de Natal, a assinatura da Ata do 77º Encontro do COPTREL e a escolha da data e local do novo encontro do COPTREL.

Para acessar a cobertura fotográfica completa e obter mais informações sobre o evento, clique aqui.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
Praça Municipal - Qd. 02, Lote 06, Brasília - DF - Brasil
CEP: 70.094-901

Tel. Atendimento ao Eleitor:
(61)3048-4000 
Horário de atendimento por telefone:
Dias úteis de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Fax: (61)3048-4077

Acesso rápido