Vem aí: Semana do Jovem Eleitor

Serão cinco dias voltados para sensibilizar os jovens de 16 e 17 anos sobre a importância de sua participação na escolha de seus representantes políticos.

Semana do Jovem Eleitor

Na última semana de novembro, a Justiça Eleitoral promoverá ações voltadas para os jovens que deverão votar pela primeira vez nas Eleições 2020. A Semana do Jovem Eleitor acontece entre 25 e 29 de novembro e busca sensibilizar os cidadãos de 16 e 17 anos sobre a importância de sua participação na escolha de seus representantes políticos.

Conforme prevê o artigo 14 da Constituição Federal, o voto dessa faixa etária é facultativo. Ou seja, ainda que tenham o título de eleitor, estes jovens não são obrigados a votar nem sofrerão nenhuma sanção caso faltem no dia da votação.Porém, o objetivo é conscientizar esses futuros eleitores sobre a importância do voto.

Pensando nisso, os cartórios eleitorais de todo o país estarão abertos de 25 a 29 de novembro para receber, sem necessidade de agendamento, os jovens que pretendem tirar o título de eleitor.

Cada Tribunal Regional Eleitoral (TRE) será responsável por ações independentes em seus respectivos estados. Em alguns locais, há a previsão de ônibus itinerantes em escolas de ensino médio para fazer o alistamento eleitoral dos alunos, além de palestras sobre o tema.

Venha, participe!

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
Praça Municipal - Qd. 02, Lote 06, Brasília - DF - Brasil
CEP: 70.094-901

Tel. Atendimento ao Eleitor:
(61)3048-4000 
Horário de atendimento por telefone:
Dias úteis de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Fax: (61)3048-4077

Acesso rápido