TRE-DF realiza aposição de fotografia do Desembargador Romeu Gonzaga na Galeria de Presidentes

A solenidade contou com a presença de autoridades do Judiciário e do Ministério Público

Na tarde de hoje (5), o TRE-DF realizou a aposição de foto do Desembargador Romeu Gonzaga Neiva na Galeria de Presidentes. A solenidade aconteceu às 18h, no Salão Nobre do edifício-sede do TRE-DF, e contou com a presença de familiares do homenageado, de amigos da maçonaria e de autoridades do Judiciário e do Ministério Público.

Na tarde de hoje (5), o TRE-DF realizou a aposição de foto do Desembargador Romeu Gonzaga Neiva na Galeria de Presidentes. A solenidade aconteceu às 18h, no Salão Nobre do edifício-sede do TRE-DF, e contou com a presença de familiares do homenageado, de amigos da maçonaria e de autoridades do Judiciário e do Ministério Público.

Na abertura da solenidade, a Presidente do TRE-DF, Desembargadora Carmelita Brasil, prestou homenagem ao magistrado: “Vossa Excelência empreendeu neste Tribunal um ritmo invejável de desenvolvimento. Não tem uma unidade, um cartório que não tenha recebido uma atenção especial da presidência naquele período, no sentido de melhorar as condições do próprio servidor e, sobretudo, a maneira como o jurisdicionado é atendido nas unidades eleitorais. A sensibilidade de Vossa Excelência foi por todos nós – e é até hoje – reconhecida; E além dessa gestão profícua, que nós não nos cansamos de admirar e de elogiar, Vossa Excelência conseguiu criar um ambiente de trabalho e de vivencia nessa Corte que permanece até hoje”.

Ao lado da esposa Sandra Mendes Gonzaga Neiva, o Desembargador Romeu Gonzaga também recebeu a homenagem do Desembargador Héctor Valverde, que destacou: “É um homem culto, dedicado ao trabalho, à família, aos amigos, ao Flamengo e à pescaria. O Desembargador Romeu é cordial, afável no trato, com um coração enorme, que acolhe os melhores sentimentos que sempre tem, e uma postura positiva diante da complexidade das variadas relações humanas que são estabelecidas no convívio social”. Ao final do discurso, o Desembargador Hector Valverde destacou os principais avanços trazidos pela gestão do Desembargador Romeu Gonzaga Neiva no biênio em que presidiu a Corte. Entre eles, se destacam a reforma do edifício-sede e dos cartórios eleitorais, a implantação do PJE no TRE-DF, a adaptação dos cartórios para aumentar a acessibilidade aos portadores de necessidades especiais, a reforma do galpão das urnas e a implantação de sistemas de monitoramento.

No discurso de agradecimento, o Desembargador Romeu Gonzaga Neiva agradeceu aos presentes e afirmou: “A homenagem e a aposição da foto em destaque têm muito menos de meus atos, mas muito mais a gentileza e o desprendimento da Administração. Sei que é uma praxe destacar-se a figura dos que passaram pela Administração, no meu caso, a presidência. Mas, afirmo de todo o coração que a motivação para essa homenagem é composta por um pouquinho de cada um daqueles que, comigo, nesses dois anos, fizeram e prestaram – cada um em sua função – um esforço para o sucesso do biênio”.

Entre as autoridades que presenciaram a solenidade, estiveram o Presidente do TJDFT, Desembargador Romão Cicero, a 1ª Vice-Presidente do TJDFT, Desembargadora Sandra de Santis , a 2ª Vice-Presidente do TJDFT, Desembargadora Ana Maria Duarte Amarante, do Desembargador do TJDFT Cruz Macedo e do Ouvidor do TJDFT, Desembargador Hermenegildo Gonçalves. Também estiveram no evento o Procurador Regional Eleitoral, José Jairo, o Vice-Presidente e Corregedor do TRE-DF, Desembargador Waldir Leôncio, a Desembargadora Diva Lucy, o Desembargador Héctor Valverde, Desembargador Erich Endrillo, o Desembargador Flávio Britto, Desembargador André Macedo, o Desembargador Everardo Gueiros, entre outras autoridades.

O homenageado

Nascido em 1948 em Unaí (MG), o Desembargador Romeu Gonzaga Neiva foi presidente do TRE-DF no biênio  2016 /2018. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o magistrado atuou como advogado em Unaí (MG) e exerceu os cargos de Juiz de Direito do Estado de Rondônia e de Defensor Público do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). E, 1983 foi promovio por merecimento ao cargo de Promotor de Justiça Substituto, e em 1992, ao cargo de Procurador de Justiça.

Indicado como Membro Suplente para integrar o TRE/DF, com posse em 29/04/2010, tendo sido reconduzido em 30/04/2012, para o biênio 2012/ 2014. Em 2012, foi designado Membro Suplente da Comissão de Regimento Interno do TJDFT, e em 2014, foi eleito 2º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.

Eleito Corregedor do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios no biênio 2014/2016, foi eleito para a Presidência do TRE-DF no biênio 2016/2018. Entre as condecorações recebidas pelo desembargador, se destacam o Colar do Mérito, entregue pelo Ministério Público do Distrito Federal e Território em 1998; Grã-Cruz da Ordem do Mérito Judiciário do Distrito Federal e Territórios, em 2000; Medalha do Mérito Eleitoral do Distrito Federal, em 2004; Medalha do Mérito Alvorada, entregue pelo Governador do Distrito Federal, em 2005; Medalha da Ordem do Mérito Bombeiro Militar do Distrito Federal “Imperador Dom Pedro II”, em 2017; Medalha Mérito da Procuradoria-Geral do Distrito Federal”, em 2017 e Medalha  do Pacificador, do Exército Brasileiro, em 2017.

Para acessar a cobertura fotográfica completa do evento, clique aqui

Últimas notícias postadas

Recentes