Eleitor deve ficar atento ao prazo do fechamento do cadastro eleitoral neste ano

6 de maio é o último dia para resolver situações nos cartórios eleitorais

TRE-CE sinaliza prazo final para fechamento do cadastro

Apesar de estarmos em ano eleitoral, este ano não haverá eleições no Distrito Federal porque as escolhas de candidatos acontecem apenas nos municípios para os cargos de prefeito e vereador.

Entretanto, o cadastro eleitoral obedece a um calendário nacional e no dia 6 de maio ele é fechado para todos os serviços, inclusive aqui na capital federal.

As solicitações de alistamento eleitoral, revisão (mudança de endereço e demais dados cadastrais), transferência de domicílio eleitoral (mudança de cidade de votação) e solicitação de segunda via só podem ser feitas até a data especificada acima. Depois disto, o cadastro eleitoral só reabre em novembro, depois das eleições.

Historicamente os eleitores deixam para procurar as Zonas Eleitorais para resolver suas necessidades e pendências com esta Justiça Especializada somente muito próximo aos dias em que o cadastro é fechado e isto acaba gerando enormes filas nas sedes dos cartórios.

Importante ressaltar, também, que, neste ano, os cartórios somente atenderão aos eleitores dentro do horário regular de expediente e respeitando a capacidade operacional da unidade.

Então, é importante sugerir aos eleitores que:

ü até o mês de maio só procurem os cartórios eleitorais para serviços essenciais como, por exemplo, o primeiro alistamento. Serviços como mudança de endereço, atualização de dados cadastrais e emissão de segunda via não são prioridades neste ano em que não há votação no DF.

ü Para serviços essenciais procurem os cartórios o quanto antes, evitando deixar para os últimos dias antes do fechamento do cadastro eleitoral.

ü Baixem e usem, quando necessário, o e-título que é um documento virtual válido para fins de comprovação de regularidade junto à justiça eleitoral.

ü Procure agendar seu atendimento no site do TREDF.

 

 

              

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
Praça Municipal - Qd. 02, Lote 06, Brasília - DF - Brasil
CEP: 70.094-901

Tel. Atendimento ao Eleitor:
(61)3048-4000 
Horário de atendimento por telefone:
Dias úteis de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Fax: (61)3048-4077

Acesso rápido