TRE-DF lança revista sobre Participação Feminina

A publicação reúne cinco artigos e três entrevistas com mulheres de destaque em diversos campos do conhecimento.

A publicação reúne cinco artigos e três entrevistas com mulheres de destaque em diversos campos ...

Nessa sexta-feira (5), a Corte Regional Eleitoral do Distrito Federal lançou uma edição especial de sua revista interna, voltada ao debate sobre a participação feminina. Resultado da colaboração entre a Assessoria de Comunicação (ASCOM) e a Comissão de Participação Institucional Feminina da Justiça Eleitoral do Distrito Federal (CPIF), essa é a primeira publicação da EnTREtenimento escrita exclusivamente por mulheres.
Embora feminina, a revista é voltada a todos os públicos, uma vez que consiste em um resgate do tema sob diversos prismas: acadêmico, histórico, eleitoral, político e cultural.
Escrito pela Vice-presidente da CPFI, Paula Rothenburg, o primeiro texto faz uma retrospectiva do trabalho desenvolvido pela comissão, além de apresentar os objetivos do grupo para esse ano. Em seguida, o artigo “Gênero no Brasil”, da Professora Dra Katia Belisário, traz um breve panorama do assunto no Brasil e elenca os principais problemas e conquistas das mulheres no Brasil até o presente momento.
O quarto texto “A mulher na política”, consiste em uma entrevista com a Senadora Leila Barros sobre o cenário na perspectiva do Legislativo. A parlamentar relata os motivos que a fizeram entrar para o universo da política e apresenta possíveis caminhos para ampliar a participação feminina nesse campo. A entrevista seguinte, realizada com a Chefe de Gabinete do TRE-DF, Fernanda Bessa, além de trazer conselhos àqueles que pretendem galgar cargos de destaque, promove discussões sobre o espaço da mulher com base em autoras da filosofia e da literatura.
Em “Mulheres na Justiça Eleitoral”, buscamos sintetizar o trabalho realizado na Justiça Eleitoral sob uma ótica feminina, com a entrevista de três personagens essenciais ao funcionamento do processo eleitoral: uma juíza, uma chefe de cartório, uma mesária. Para, em seguida, apresentar uma entrevista com a Advogada Gabriela Rollemberg, que possui um trabalho profícuo na defesa da ampliação da participação feminina na política.
A oitava publicação é de autoria da ex-Assessora de Comunicação do TSE, Ana Rosa, e versa sobre os desafios para reverter o quadro de disparidade histórica de representação feminina.
Na seção “Bem-estar”, Patrícia Weingrell fala sobre a dança flamenca e seus benefícios. E, por fim, no “Momento Cultura”, Cleane Rodrigues escreveu um artigo sobre o icônico filme “As Sufragistas”.

Para ler a revista na íntegra, clique aqui.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
Praça Municipal - Qd. 02, Lote 06, Brasília - DF - Brasil
CEP: 70.094-901

Tel. Atendimento ao Eleitor:
(61)3048-4000 
Horário de atendimento por telefone:
Dias úteis de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Fax: (61)3048-4077

Acesso rápido