Corte lança Acervo da Memória Digital

Acesse a plataforma para conhecer melhor a história do Tribunal

Memoria Digital TREDF
O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) tornou público, nesta sexta-feira (15), o Acervo da Memória Digital do TRE-DF, plataforma de descrição arquivística que traz documentos e fotografias históricas com a memória institucional do Tribunal.
Desenvolvido na plataforma ATOM, o site consiste em uma base de dado que dá acesso a documentos, fotos e processos judiciais com suas descrições e palavras-chave. O responsável pelo projeto, Otacílio Guedes Marques, à época lotado no Gabinete da Presidência do TRE-DF, explica a finalidade do acervo digital: “O site foi desenvolvido para o usuário com a finalidade de pesquisa. Ele dá acesso a documentos, imagens e vídeos de valor permanente organizados de forma arquivística”. O analista explica que, posteriormente, o sítio eletrônico também trará entrevistas da presidente com importantes agentes que atuaram no Tribunal. Elas comporão o projeto de memória oral.
Essa plataforma já vem sendo trabalhada em diversos órgãos para descrição arquivística, tais como o TJDFT, órgão de origem de Otacílio Guedes, e onde ele implantou o mesmo sistema. “É um site voltado à memória institucional do TRE-DF, desde a instalação em 1960 até os dias atuais. Apresenta os arquivos que representam a memória institucional. Essas informações antes estavam esparsas no arquivo e o cidadão teria que vir aqui, desarquivar, tirar cópia. Agora podemos digitalizar e disponibilizar na internet”, explica Otacílio Guedes.

Para acessar o Acervo de Memória Digital do TRE-DF, clique aqui.

Últimas notícias postadas

Recentes