Programa de Formação de Políticos do Futuro – jovens lideranças no exercício da cidadania

O Programa de Formação de Políticos do Futuro foi apresentado
recentemente, em fevereiro de 2011, em Recife, no 52.º Colégio de Presidentes dos TREs.
Foi instituído pela Resolução nº 6.512, de 28 de outubro de 2008 e encontra-se de de acordo com a Meta 4, do Plano de Metas do Judiciário para 2011, que diz o seguinte: Implantar pelo menos um programa de esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos do Poder Judiciário em escolas ou quaisquer espaços públicos.
Seu objetivo é a formação de jovens cidadãos por meio da inserção, nos conteúdos programáticos do nível médio, de temas específicos relacionados aos processos democráticos, às características da organização político-administrativa do Estado brasileiro, aos diversos níveis e esferas de governo e suas competências, às características do sistema eleitoral, ao esclarecimento quanto aos instrumentos de controle social e de fiscalização existentes e ao exercício pleno da cidadania.
Para a sua implementação, no dia 04/06/2010, foi celebrado convênio de cooperação técnica com a Secretaria de Educação do Distrito Federal, o qual prevê a realização de eleições de grêmios estudantis em escolas públicas em anos não eleitorais. Poderão vir a conveniar-se com o Tribunal, universidades, outros órgãos competentes do governo federal, fundações e demais instituições envolvidas com o desenvolvimento de ações de natureza educativa.
Enquanto os Programas Eleitor do Futuro e Inclusão Social desde à Infância tem como foco principal a conscientização do eleitor para o exercício do voto, este Programa tem como desiderato a conscientização política do jovem cidadão para o despertar do interesse pela política, do interesse em participar ativamente da política.
Dessa forma, o Tribunal Regional Eleitoral visa despertar a consciência cívica de crianças e jovens de quatro a dezoito anos de idade, fundamental para o crescimento e fortalecimento da sociedade.

Gestor Responsável: Escola Judiciária Eleitoral do DF +