Desembargador Asdrúbal Zola Vasquez Cruxên

Foto do Desembargador Asdrúbal Zola Vasquez Cruxên

Naturalidade: Porto Alegre - RS

Nacionalidade: Brasileira

Filiação: Lourival de Andrade Cruxên e Flora Vasquez Cruxên

Esposa: Laura Angélica Cruz Cruxên

Formação: Bacharelado em Direito e Ciências Sociais pela Faculdade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, cursou o 1° ano de Doutorado em Direito na Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Vida Funcional

Aprovado no Concurso Público para Inspetor do Trabalho, exerceu, em 1975, o cargo de Escrevente Juramentado da Justiça do Estado da Guanabara, no Juízo de Direito da 8ª Vara.

Foi Advogado Militante. Em 1976 foi novamente aprovado em Concurso Público para Juiz de Direito Substituto do Distrito Federal.

Atuou no Tribunal do Júri, Registro Civil e Casamentos; na Vara de Acidentes do Trabalho; Vara das Execuções Criminais; Vara de Família, Órfãos e Sucessões; Vara da Fazenda Pública; e no Juizado de Menores.

Aprovado no Concurso Público para Juiz Temporário dos Territórios Federais, em 1978, renunciou à nomeação referente.

Em 1980 foi promovido a Juiz de Direito Titular da Vara de Família, Órfãos e Sucessões da Circunscrição Judiciária de Brasília.

Exerceu o cargo de Juiz Eleitoral da 1ª Zona Eleitoral.

Promovido a Desembargador, empossou-se no cargo em 14/02/90, passando a integrar a 3ª Turma Cível, a qual presidiu por duas vezes, tendo presidido, também, a 1ª Câmara Cível.

Exerceu a Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios no biênio de 1998/2000.

Na cidade de Gramados participou do XVI Congresso Brasileiro de Magistrados, no período de 27 a 30 de setembro de 1999.

Através de publicação no Diário da Justiça de 22/02/2002 lhe foi outorgada, no Grau de Grã-Cruz, a Comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Distrito Federal e Territórios.

Foi condecorado, também, na Ordem Internacional dos Jornalistas, com o Mérito Comunicação Social, no Grau de Comendador; e na Ordem do Mérito de Brasília.

Exerceu a Presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal no biênio de 2000/2002.

Foi indicado, por meio de publicação no Diário da Justiça de 15/07/2002, para compor o Conselho Tutelar da Ordem do Mérito Judiciário do Distrito Federal.

Atualmente integra a 3ª Turma Cível, a 2ª Câmara Cível e o Conselho Especial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios.

Fonte: Seção de Comunicação - SECOM Setembro/2003.