Desembargador José Fernandes de Andrade

Foto do desembargador José Fernandes de Andrade

Nascimento: 04 de março de 1911

Naturalidade: Diamantina - MG

Nacionalidade: Brasileira

Filiação: José Eurico de Andrade e Carmelita Fernandes Ferreira de Andrade.

Passou toda a sua infância em Diamantina cursando as primeiras letras com a professora Júlia Kubitschek, genitora do futuro Presidente da República, Juscelino Kubitschek. Ainda jovem, transferiu-se para Belo Horizonte em busca de melhor oportunidade de trabalho.

Formação: Formou-se em Direito na Universidade Federal de Minas Gerais.

Vida Funcional:

Sua primeira atividade profissional na capital mineira foi no ofício de barbeiro, profissão que exerceu até concluir o curso de Direito.

No mesmo ano de sua formatura foi nomeado Promotor de Justiça tendo sido designado para a cidade mineira de Guanhães, de onde saiu pouco tempo depois para Belo Horizonte, para ocupar o cargo de Juiz para o qual foi nomeado pelo Governo do Estado.

Em 1960, com a instalação do Judiciário da Nova Capital da República solicitou e obteve transferência para a Justiça de Brasília, por ato do Presidente Juscelino Kubitschek. Aqui, foi o primeiro titular da recém-instalada Segunda Vara Criminal, onde permanceu até junho de 1967, quando foi promovido ao cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça, por Decreto do Presidente Costa e Silva.

Indicado para integrar o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, em 1970, foi eleito seu Presidente para o biênio 1970-1972.

Em 1976 assumiu a Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios cumulativamente com o cargo de Corregedor Geral da Justiça do Distrito Federal, tendo completado o mandato, em 22 de abril de 1980, quando assumiu a Presidência do Tribunal de Justiça, cargo para o qual fora eleito.

Aposentou-se ao atingir a idade limite de permanência no serviço ativo, em março de 1981.

Fonte: TJDFT