Desembargador José Manoel Coelho

Foto desembargador José Manoel Coelho

Nascimento: 27 de novembro de 1927

Naturalidade: Joaquim Felício - MG

Nacionalidade: Brasileira

Filiação: Manoel José Coelho e de Palmira Dias Coelho

Esposa: Eni Machado Coelho

Formação: Diplomou-se em 1954, pela Faculdade Mineira de Direito e Universidade Católica do Estado de Minas Gerais.

Vida Funcional

No exercício do magistério lecionou em diversas áreas e em várias Faculdades, tais como Universidade de Brasília e Centro de Ensino Unificado de Brasília.

Em Minas Gerais, foi Promotor de Justiça e Juiz de Direito.

No Ministério Público do Distrito Federal e Territórios exerceu os cargos de: Defensor Público, Promotor Substituto e Promotor Público no período de 1968 a 1974; foi Juiz Substituto da Justiça do Distrito Federal, exercendo as funções de Juiz Titular em todas as Varas da Capital, inclusive, na Justiça Eleitoral.

Em 1980 foi Juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal.

Foi nomeado pelo Exmo. Sr. Presidente da República, por merecimento, Desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios. Entre 1986-1988 foi Vice-Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal. De 1988 a 1990 foi Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios.

Em 1990 assumiu a Presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal onde permaneceu até 1992.

Logo em seguida foi eleito Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, mas não cumpriu seu mandato, pois faleceu no mesmo ano.

José Manoel Coelho integrou a Comissão de Concurso para Juiz de Direito Substituto da Justiça do Distrito Federal e Territórios durante vários anos, como examinador de Direito Civil, Direito Processual Civil e Direito Comercial.

É autor de inúmeros trabalhos jurídicos nas áreas de Direito Civil e Direito Penal, publicados através da imprensa e revistas especializadas.

Fonte: TJDFT