Desembargador Valtênio Mendes Cardoso

Foto desembargador Valtênio Mendes Cardoso

Nascimento: 13 de dezembro de 1926

Naturalidade: Abadia dos Dourados - MG

Nacionalidade: Brasileira

Filiação: Arthur Mendes Cardoso e de Ana Vieira dos Santos

Esposa: Nylza Maria Alvarenga Cardoso

Formação: Diplomou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de Minas Gerais.

Vida Funcional

No Estado de Minas ocupou os cargos de: Funcionário Público da Secretaria de Segurança e Auxiliar do Gabinete da Secretaria de Viação e Obras. Na Companhia Urbanizadora da nova Capital do Brasil – NOVACAP foi respectivamente: Assistente da Chefia Jurídica e Chefe da Divisão de Assistência Jurídica.

Foi também Assessor do Procurador-Geral do Distrito Federal e em seguida Procurador Geral, tendo sido elogiado pelo zelo e exação no cumprimento dos seus deveres; Juiz Substituto junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal; Desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios onde, desempenhou as funções de Corregedor e Presidente.

Foi Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal entre 1988 e 1990. Foi homenageado com muitas medalhas, tais como: "Mérito Buriti"; "Mérito Alvorada"; " Mérito Brasília"; "Comendador" "Grande Oficial"; "Mérito da Magistratura do Brasil"; "Mérito Judiciário do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima"; " Mérito Judiciário Militar" e "Suprema Corte da República Popular da China".

Fonte: TJDFT