TRE-DF entrega material a escolas do Eleitor do Futuro

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) treinou na tarde de hoje alunos que atuarão como mesários nas eleições do Programa Eleitor do Futuro a serem realizadas no próximo dia 20 de novembro em instituições de ensino do DF. Além disso, foi entregue material às escolas que participarão dos pleitos.
Desenvolvido pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE) Rui Barbosa, do TRE-DF, o Programa tem como finalidade despertar junto a estudantes a partir de 10 anos de idade a conscientização em torno da importância da cidadania através do voto. Na edição deste ano, o programa terá 130 mesários. Participarão 29 estabelecimentos de ensino público e privado onde estudam 15 mil alunos.
Hoje, durante o treinamento, os estudantes aprenderam como manusear as urnas eletrônicas, cadernos de votação e a ata receptora de votos, por exemplo. Os mesários também tiverem noções sobre como devem funcionar as diferentes seções eleitorais a serem instaladas em escolas.
PALESTRA
O secretário da Escola Judiciária Rui Barbosa, Ronaldo Franco, deu palestra para uma platéia composta por mesários e estudantes de diferentes pontos do Distrito Federal.
Ele falou da importância do voto como instrumento democrático. Além disso, mostrou a composição de uma mesa receptora de votos, integrada por um presidente, mesário, secretário e suplente. Disse, ainda, que as seções eleitorais serão montadas nesta terça-feira e discorreu sobre a urna eletrônica.
Estiveram hoje no TRE-DF alunos e professores do ColégioLa Salle, de Águas Claras, Colégio Maria Imaculada, Colégio Soma, Centro de Ensino Fundamental (CEF) 308, do Recanto das Emas, CEF 213 de Santa Maria, CEF Rio Preto, de Planaltina, CEF 07, de Sobradinho II, CEF 14, de Ceilândia, e Colégio VIP.
Nesta terça-feira, dia 19, a Escola Judiciária Eleitoral instalará seções eleitorais em cada um dos colégios. No dia seguinte, 15 mil alunos receberão de forma simbólica um título eleitoral e votarão nos locais onde estudam. E, no dia 29, às 15 horas, na sede do tribunal, haverá a cerimônia de Diplomação dos Partidos Vencedores do Programa Eleitor do Futuro e Escolas Participantes do Programa Inclusão Social desde a Infância,
HISTÓRIA
O Programa “Eleitor do Futuro” é desenvolvido desde 2004 em escolas públicas e particulares, despertando nos alunos reflexões sobre os seus direitos em um contexto social e interdisciplinar. O grande desafio do projeto é promover a inclusão social, política e econômica dos jovens entre 10 e 18 anos para que eles tenham uma participação política consciente, livre e democrática.
Assim, por meio de palestras, distribuição de livretos educativos, debates de temas de políticas públicas e da formação de partidos políticos pelos estudantes são discutidos temas da atualidade e os estudantes conhecem, na prática, o valor da democracia através do voto.