Atendimento à imprensa foi uma prioridade para o TREDF neste ano eleitoral

Presidente do TREDF, Desembargador Belinati, atendeu de forma ilimitada a todos os veículos de comunicação em 2022

imprensatredf

O ano eleitoral requer muitos esclarecimentos e prestação de serviços aos eleitores, além disto, provoca curiosidades a respeito das eleições que devem ser repassadas ao público em geral.

Na Corte Eleitoral também são julgadas matérias de extrema importância para a realização do pleito e, principalmente, a respeito dos candidatos aos diversos cargos em disputa.

Assim, é de se esperar que a imprensa em geral demande bastante do Tribunal Eleitoral em ano tão peculiar e que, no caso de DF, só acontece de quatro em quatro anos.

Por outro lado, é obrigação reconhecida pelo TREDF, sobre o seu papel na garantia de um pleito seguro, amplo e acessível a todos e, ainda, da necessidade de manter os cidadãos e as cidadãs devidamente informados sobre os acontecimentos e procedimentos pertinentes ao sufrágio.

Com isto, vale ressaltar que este Tribunal Eleitoral do DF, somente no ano de 2022, concedeu entrevistas em 400 (quatrocentas) oportunidades, sendo que apenas o Presidente Belinati atendeu pessoalmente a mais de 170 delas.

Não consta neste número, evidentemente, as inúmeras publicações feitas baseadas apenas por acompanhamento dos jornalistas da rotina e das decisões da Corte ou por solicitação de informações diretamente à ASCOM.

A autoridade máxima da Casa, incutido de seu espírito público e ciente de que a sua voz passa credibilidade e tranquilidade à população, assumiu os microfones e tratou, sem se esquivar, dos mais variados assuntos em reportagens ao vivo e gravadas e sem se furtar, em nenhum momento, de atender a qualquer veículo que o procurasse.

Chegou a conceder, em determinados dias, mais de 10 entrevistas e entre o primeiro e o segundo turno promoveu 16 coletivas de imprensa. Ressalte-se: sempre solícito, disponível e extremamente respeitoso com o trabalho jornalístico.

Ao longo do ano, foram tratados temas a respeito de prazos importantes do calendário eleitoral, como o do fechamento de cadastro dos eleitores, e também dos requisitos para votar, das condições dos locais de votação, da segurança das urnas, dos eventos de planejamento eleitoral, dos julgamentos de candidaturas e de prestação de contas e das impróprias desinformações que circularam tentando desacreditar a lisura da Justiça Eleitoral e desestabilizar a democracia nacional, entre tantos outros temas relevantes.  

A Assessoria de Comunicação do Tribunal Eleitoral se esmerou, mesmo com sua pequena estrutura, para dar plena publicidade e transparência tempestiva aos acontecimentos relevantes das eleições e, principalmente, para municiar os jornalistas, sem distinção ou privilégios, de informações precisas e apuradas.

Houve, ainda, um grande esforço para que todas as demandas fossem atendidas no menor prazo possível, sem distinção quanto ao veículo demandante.    E, desta forma, atendemos desde as grandes empresas comunicadoras de nível nacional até os pequenos comunicadores regionais; atendemos televisões, rádios, portais, blogs e todos mais que nos procuraram e que pudessem fazer chegar ao povo um serviço esclarecedor e necessário.

O TREDF agradece o trabalho sério, respeitoso, parceiro e ético produzido por cada um dos jornalistas que frequentaram esta Corte e que ajudaram a pacificar os acontecimentos eleitorais e a manter os eleitores cientes de suas obrigações. 

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
Praça Municipal - Qd. 02, Lote 06, Brasília - DF - Brasil
CEP: 70.094-901

Tel. Atendimento ao Eleitor:
(61)3048-4000 
Horário de atendimento por telefone:
Dias úteis de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Fax: (61)3048-4077

Acesso rápido