Presidente do TRE-DF fala sobre Eleições no Exterior e de projeto de votação no exterior pela internet

O Presidente da Corte, Desembargador Roberval Belinati, apresentou os principais dados acerca da participação do eleitorado brasileiro no exterior e sobre o projeto que apresentará ao TSE de eleições pela internet para as próximas eleições, voltado aos brasileiros que estão no exterior

O Presidente da Corte, Desembargador Roberval Belinati, apresentou os principais dados acerca da...

Nas Eleições de 2022, o TRE-DF enviou 1.018 urnas para o exterior, entre eletrônicas e de lona, com o objetivo de ultrapassar todas as barreiras e garantir o exercício do direito do voto. Esse número representa um aumento de mais de 36% em relação às eleições passadas, nas quais foram instaladas 744 seções de votação.

O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Desembargador Roberval Belinati, falou sobre o avanço da participação do eleitorado brasileiro no exterior: “Em 2018, 202.766 pessoas compareceram às urnas do exterior, o que representa 40,56% do eleitorado apto à época. Neste ano, 304.032 pessoas exerceram o direito ao voto, o que representa 43,76% dos eleitores inscritos na Zona Eleitoral do Exterior. A abstenção caiu: passou de 59,44% em 2018 para 56,24% em 2022. Ainda é alta, mas representa um avanço do interesse do eleitorado em exercer a cidadania.”

O dirigente máximo da corte salientou que houve um aumento expressivo no número de inscrições eleitorais: “O eleitorado apto a votar em 2018, no exterior, era de 500.340 pessoas, hoje é de 695.355. Isso representa um aumento de cerca de 39% nas inscrições. E, em números absolutos, o comparecimento teve um aumento de cerca de 50% em relação à eleição passada.”

Acerca dos fatores que podem ter contribuído para o aumento do interesse em participar do processo eleitoral, Belinati destacou: “Acredito que diversos fatores contribuíram para esse aumento exponencial: em primeiro lugar, ele é fruto de um trabalho intenso do TRE-DF junto ao Ministério das Relações Exteriores para incentivar o alistamento eleitoral e para ampliar a logística das eleições do exterior e, com isso, levar a Justiça Eleitoral para os lugares mais longínquos, garantindo o exercício do sagrado direito ao voto. Além disso, o aumento se deve às campanhas desenvolvidas pela Justiça Eleitoral e ao trabalho importante da Imprensa, que é uma multiplicadora do trabalho dessa Justiça Especializada e, portanto, da democracia. E, por fim, creio que houve um aumento no engajamento da população em relação às pautas políticas.”

Nos próximos dias, o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF), Desembargador Roberval Belinati, apresentará, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), um projeto de eleições pela internet para as próximas eleições, voltado aos brasileiros que estão no exterior.

Sobre a importância da medida, Belinati declarou: "Acredito que será possível realizar as eleições pela internet. Facilitaria a votação e faria triplicar a participação dos brasileiros no pleito. O TRE-DF faria uma economia de pelo menos 10 milhões de reais, valores gastos nessas últimas eleições.”

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
Praça Municipal - Qd. 02, Lote 06, Brasília - DF - Brasil
CEP: 70.094-901

Tel. Atendimento ao Eleitor:
(61)3048-4000 
Horário de atendimento por telefone:
Dias úteis de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Fax: (61)3048-4077

Acesso rápido