TJDFT elege Desembargador Mario-Zam para o cargo de Vice-Presidente e Corregedor do TRE-DF
A votação ocorreu durante a 14ª sessão extraordinária híbrida do TJDFT

Na tarde desta terça-feira (13), o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) elegeu o desembargador Mario-Zam para o cargo de vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF). A votação aconteceu durante a 14ª sessão extraordinária híbrida do Tribunal Pleno daquela instituição. Candidataram-se ao cargo os desembargadores Mario-Zam Belmiro Rosa e Nilsoni de Freitas Custódio. O desembargador Mario-Zam Belmiro Rosa foi eleito por 25 votos a 21. A cerimônia solene de posse acontece amanhã (14), às 16h, na sala de sessões do TRE-DF.
A Desembargadora Nilsoni de Freitas, que ocupa atualmente o cargo de Vice-Presidente e Corregedora em exercício no TRE-DF, saudou o eleito: “Gostaria de cumprimentar o desembargador Mario-Zam, que será o nosso vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral. Desejo à Vossa Excelência uma boa sorte.”
O desembargador eleito, Mario-Zam Belmiro Rosa, agradeceu aos membros da Corte: “Nesse momento, as palavras faltam. Eu vou falar pouco, mas agradeço imensamente aos eminentes pares que deram a confiança ao meu nome e tudo farei para engrandecer a Corte Eleitoral, como tenho batalhado também nesta Corte, porque tudo para mim é uma missão. Deus tem os seus desígnios. O tempo é Ele que estabelece. Nós somos o chronos – tem mês, ano. Mas, Ele, não, é o kairós, e no tempo Dele, encaminhou desta forma. Mas merci da bondade dos colegas. Muito obrigado a todos.” Para assistir à sessão na íntegra, clique aqui.
Sobre o eleito
O desembargador Mario-Zam Belmiro Rosa é natural de Douradoquara (MG) e foi nomeado juiz de direito substituto da Justiça do Distrito Federal em agosto de 1988. Promovido a juiz de direito do TJDFT em setembro de 1992 por merecimento e a desembargador do TJDFT em outubro de 2004, foi eleito para compor o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) como Membro suplente no biênio 2018-2020.
Bacharel em Direito pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal (AEUDF) em 1983, prestou serviços à NOVACAP de 1976 a 1980. No ano de 1980 foi nomeado Auxiliar Judiciário do TJDFT, onde permaneceu até 1984, quando passou a ocupar o cargo de Promotor de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) até 1988.
Foi outorgado com a Medalha do Mérito Eleitoral (2004), com a Comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Distrito Federal e dos Territórios no Grau de Grã-Cruz (2004) e promovido ao grau “Grão-Colar” pelo Conselho Tutelar da Comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Distrito Federal e dos Territórios (2010).