TRE-DF recebe observadores internacionais da Transparencia Electoral

Os desembargadores do TRE-DF apresentaram os principais pontos relativos às eleições para os observadores eleitorais internacionais

Os desembargadores do TRE-DF apresentaram os principais pontos relativos às eleições para os obs...

Na manhã desta sexta-feira (30), o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) recebeu observadores internacionais da Transparencia Electoral. O evento aconteceu às 10 horas, no edifício-sede da Corte, e teve como objetivo apresentar os principais pontos relativos ao sistema eleitoral para os observadores provenientes dos Estados Unidos, México, Peru, Argentina, Colômbia, El Salvador e República Dominicana. As perguntas foram respondidas pelo Presidente do TRE-DF, Desembargador Roberval Belinati, pelos Desembargadores Eleitorais Titulares Renato Guanabara Leal e Renato Alves Coelho, pelo Desembargador Eleitoral Substituto, Guilherme Pupe, e pelo ex-desembargador Bruno Martins.

A abertura do evento foi realizada pelo ex-desembargador do TRE-DF Bruno Martins, que destacou: “Desde 2011, o Brasil recebe missões internacionais, mas a regulamentação dando legitimidade para as missões foi feita através de uma Resolução em 2021.”

Em seu pronunciamento, o Presidente do TRE-DF, Desembargador Roberval Belinati, frisou: “Somos todos irmãos. Agradecemos muito aos senhores que saíram de sua terra para acompanhar as eleições do Brasil. O país caminha para, cada vez mais, aperfeiçoar seu processo eleitoral.” Belinati apresentou os principais dados sobre as eleições no país e no Distrito Federal “As eleições estão preparadas e muito bem organizadas pela Justiça Eleitoral. O nosso processo é feito por urna eletrônica, considerada eficiente, confiável, absolutamente segura.”

Em entrevista ao TRE-DF, a Chefa de Missão, Ann Ravel (Estados Unidos), “A missão é muito importante porque é bom, para o mundo, saber o que vocês, do Brasil, têm realizado. E que são melhores no processo de eleições, pois têm um sistema que nós não temos e outros países não têm.”

A Missão de Observação da Transparencia Electoral

Em setembro de 2022, a Transparencia Electoral firmou um acordo com o Tribunal Superior Eleitoral para confirmar a participação da organização como observadora das Eleições Gerais de 2022. É a primeira vez na história do país que uma organização internacional da sociedade civil assiste ao processo formalmente convidada pelo ente para observar um processo eleitoral federal.  A Transparência Eleitoral, em conjunto com o CAOESTE, esteve  previamente no Brasil para observar processos eleitorais subnacionais, pelos quais obteve, recentemente, uma menção honrosa.

 

 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
Praça Municipal - Qd. 02, Lote 06, Brasília - DF - Brasil
CEP: 70.094-901

Tel. Atendimento ao Eleitor:
(61)3048-4000 
Horário de atendimento por telefone:
Dias úteis de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Fax: (61)3048-4077

Acesso rápido