Presidente do TRE-DF recebe Medalha do Mérito Sino-Brasileiro

A edição especial de 20 anos de outorga da Medalha é símbolo da amizade entre o Brasil e a China

medalha brasil china

Nesta quinta-feira (26), o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), Desembargador Roberval Belinati, foi agraciado com a Medalha do Mérito Sino-Brasileiro, símbolo da amizade entre o Brasil e a China. A outorga é realizada pelo Congresso Nacional e tem por objetivo fortalecer os laços sociais, culturais e econômicos entre as duas nações.  

A solenidade  aconteceu às 15 horas no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, e agraciou autoridades dos três poderes, entre governadores, desembargadores, ministros, parlamentares, além de empresários, entre outros.

Condecorado na categoria Guardião da Fraterna Integração Brasil-China, o Presidente do TRE-DF, Desembargador Roberval Belinati, declarou: “Comecei a amar a China por sua comida, na infância, depois aprendi a sua importância para o Brasil. E as relações comerciais entre os dois países têm se intensificado cada vez mais. Esperamos que os nossos laços se fortaleçam, porque precisamos uns dos outros, na área comercial e na essencial integração dos povos. Amamos o povo chinês e sabemos que eles também amam os brasileiros. Parabéns ao grupo responsável pela solenidade que reconhece a importância dessa integração no contexto mundial.”

Após entregar a Medalha ao bloco de homenageados do Distrito Federal, o Secretário da Coordenação Brasil-China da OAB Nacional e ex-Desembargador do TRE-DF, Bruno Martins, destacou em seu discurso: “Eu só queria agradecer a todos e a todas pela presença, especialmente ao bloco do Distrito Federal, e aos amigos e colaboradores que foram responsáveis pela organização do evento. Me furtarei, aqui, de nominar cada um sob pena de incorrer em erro. Meu muito obrigado a todos que vieram de fora de Brasília, até de outros países para prestigiar o evento. Sintam-se abraçados. E eu não poderia deixar de homenagear a comunidade chinesa que é o motivo desse evento. Viva o Ano Novo Chinês! Viva o Ano do Coelho!”

Sobre o Mérito Sino-Brasileiro

A Cruz do Mérito da Fraterna Integração Sino-Brasileira foi criada em 2004, atendendo a solicitação do Embaixador Plenipotenciário da República Popular da China no Brasil, Jiang Yuande, tendo sido apresentada em conjunto com o Selo Comemorativo Alusivo aos 30 Anos de Relações Diplomáticas entre o Brasil e a China, acompanhada do título de Comendador e de Amigo da Nação Chinesa e vice-versa.

Medalhabrchina

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
Praça Municipal - Qd. 02, Lote 06, Brasília - DF - Brasil
CEP: 70.094-901

Tel. Atendimento ao Eleitor:
(61)3048-4000 
Horário de atendimento por telefone:
Dias úteis de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Fax: (61)3048-4077

Acesso rápido