TRE-DF adere à Campanha Nacional de Prevenção à Hanseníase

A Campanha é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)

A Campanha é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)

Nesta terça-feira (17), o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) uniu-se à Sociedade Brasileira de Dermatologia e ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para aderir à Campanha Nacional de Prevenção à Hanseníase. O “Janeiro roxo” é o mês de conscientização e combate a essa doença que pode estar em todos os lugares, mas cujo diagnóstico pode facilitar o tratamento.

Segundo os dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o quadro da hanseníase é preocupante no país: em 2019, antes da pandemia da Covid-19, o Boletim Epidemiológico sobre a Hanseníase divulgado pelo Ministério de Saúde apontava 27.864 novos casos da doença, o que equivale a 13,17% dos casos globais registrados no ano e a 93% de todos os registrados na região das Américas.

O Boletim Epidemiológico publicado em 2022 pelo Ministério da Saúde sobre a hanseníase trouxe dados preliminares sobre o ano passado, que sinalizam que, em 2021, o Brasil diagnosticou 15.155 novos casos da doença. A SBD avaliou a queda como representativa e relacionada à pandemia, com o fechamento de serviços e acesso ao diagnóstico.

O Presidente da SBD, Heitor Gonçalves, destaca a necessidade do esclarecimento para o combate à hanseníase: “O doente que começa o tratamento não  transmite a doença, nem necessita ser isolado, muito menos estigmatizado. Precisamos informar que a ida até uma unidade básica de saúde ou ao dermatologista em que a pessoa já costuma se consultar, em caso de áreas do corpo com dormência, manchas escuras em tons vermelhos, esbranquiçados ou amarronzados, fazendo a pele perder a sensibilidade, podem indicar a presença da doença, possibilitando o diagnóstico e tratamento nas fases iniciais da mesma.”

A SBD também alerta que o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza o tratamento da doença gratuitamente.

O TRE-DF apoia a campanha e divulgará, durante o mês de janeiro, materiais relativos ao tema.

 *Artigo produzido com base no release divulgado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)

 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
Praça Municipal - Qd. 02, Lote 06, Brasília - DF - Brasil
CEP: 70.094-901

Tel. Atendimento ao Eleitor:
(61)3048-4000 
Horário de atendimento por telefone:
Dias úteis de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Fax: (61)3048-4077

Acesso rápido