TRE-DF elege novo Ouvidor da Corte utilizando Sistema VotaNet
Conheça a história do desembargador que passa a ocupar o cargo e o sistema de votação utilizado pela Corte para a votação desta terça-feira (30)

Nesta terça-feira (30), o Plenário do TRE-DF elegeu o Desembargador Demétrius Cavalcanti para o cargo de Ouvidor Regional Eleitoral. Para a votação, a Corte inaugurou o uso do Sistema VotaNet, preparado pela Secretaria de Tecnologia da Informação e de Comunicações (STIC). O Desembargador Renato Guanabara Leal, que ocupava o cargo de Ouvidor Regional Eleitoral, foi eleito para o cargo de Ouvidor Substituto.
Sobre o empossando
Natural de Campina Grande (Paraíba), o Desembargador Demétrius Cavalcanti graduou-se em Direito no UniCEUB em 1987 e concluiu sua pós-graduação em Direito Público com especialização em Direito Eleitoral na Universidade Brasília em 2006. Antes da magistratura, atuou como advogado, oficial de justiça e assessor de desembargador.
Chegou à magistratura do DF em 1995. Foi presidente do Júri de Samambaia entre 1987 e 2000. Diretor do Fórum daquela cidade, do Fórum do Juizado Central Criminal do DF e do Fórum Mirabete. Titular em Brasília da 4ª Vara Cível, do 1º Juizado de Violência Doméstica, da 2ª Vara de Precatórias e, em 2016, Presidente da 1ª Turma Recursal do DF. Foi, ainda, Juiz Assistente da Presidência do TJDFT entre 2005 e 2006 e promovido a Juiz de 2º Grau em 2016. Na Justiça Eleitoral do Distrito Federal atuou na Primeira Zona e na Zona do Exterior entre 2005 e 2006.
O Sistema VotaNet
O Sistema possibilita a realização de eleições secretas, pela internet, nas hipóteses previstas no Regimento Interno, permitindo, assim, a participação de todos os membros, ainda que não estejam presencialmente no Plenário.
Os desembargadores recebem um e-mail com o link de acesso ao sistema, login e uma senha gerada pelo sistema para acesso às votações.
A parametrização das respectivas eleições permitirá a votação apenas daqueles que estiverem compondo o quórum na data da eleição.