Presidente e Corregedor reinauguram Galpão de Urnas do TRE-DF

Foram seis meses e nove dias de obras para promover melhorias na estrutura do galpão que abriga as urnas do TRE-DF

Presidente e Corregedor reinauguram Galpão de Urnas do TRE-DF

Nesta sexta-feira (24), o Presidente do TRE-DF, Desembargador Roberval Belinati e o Corregedor Regional Eleitoral, Desembargador Mário-Zam Belmiro, conduziram a solenidade de inauguração da reforma do Galpão de Operações Eleitorais do TRE-DF. O evento aconteceu às 17 horas no galpão de urnas, localizado no Setor de Garagens Oficiais Norte.
Durante seu discurso, o Presidente do TRE-DF, Desembargador Roberval Belinati destacou o êxito do trabalho realizado pela Corte nas eleições: “Eu venho parabenizar todos da Justiça Eleitoral, junto ao Desembargador Mario-Zam, que trabalharam e que estão de parabéns pelos relevantes serviços prestados. Nosso trabalho está dando certo em tudo. Eu estava conversando com o Secretário de Segurança, Sandro Avelar, e disse para ele: em matéria eleitoral, o governo não pode reclamar do TRE-DF. Nós não tivemos problema. Todo mundo trabalhou unido. Temos mais de 32 mil mesários trabalhando. Fiscalizamos as eleições, cumprimos a nossa tarefa.”
Sobre a reinauguração do galpão, Belinati afirmou: “Estamos aqui no galpão para ressaltar o trabalho que foi realizado no período de 22 de junho de 2022 a 13 de janeiro de 2023: em seis meses e 9 dias. Na nossa gestão, agora em abril, completaremos 1 ano de Administração. Nesse período, o TRE gastou R$ 1.009.451,00 nas obras que foram realizadas. Esses foram os principais pontos reformados: Revisão geral das instalações elétricas. As intervenções elétricas objetivaram garantir a segurança e a confiabilidade da operação das urnas, eliminando riscos e fragilidades existentes. Excelente trabalho e necessário. Instalação de sistema de ar quente, objetivando a maioria do conforto térmico no período de grande fluxo, durante a preparação de eleições. O galpão era muito quente, insuportável. Instalação de novas bancadas para os procedimentos com as urnas, que permitiram a ampliação da capacidade de operação simultânea, passando de 248 para 504 unidades ao mesmo tempo. Instalação de nova cobertura frontal, permitindo maior proteção de equipamentos, das urnas, divisórias, mobiliários, pessoas, frente a intempéries. Reforma de sanitários e copa, incluindo a instalação de sanitários para portadores de deficiência. Tratamento de infiltrações. Pintura interna e externa. Instalação de concertina, visando o aprimoramento da segurança do local. Disponibilização de estrutura sanitária temporária durante os procedimentos de preparação das eleições gerais, de modo a prover condições sanitárias adequadas perante o aumento do efetivo envolvido na preparação do pleito. Instalação de sinalização de emergência, conforme acordo celebrado com o Corpo de Bombeiros.”
Em seguida, o Corregedor Regional Eleitoral, Desembargador Mário-Zam Belmiro destacou: “Pensamos de forma muito semelhante em relação ao patrimônio público, ao relacionamento com a sociedade. Aqui, prestamos contas de forma transparente. E o TRE está bem conhecido por causa de seu presidente por causa de seu presidente, que se comunica muito bem com a sociedade em geral, com a mídia. Assim, que bom que a nossa Corte tornou-se mais conhecida sem que fosse por meio de atos violentos, que a violência tivessem sido tão difíceis. Foram eleições tranquilas e essa mensagem foi passada pelo presidente e eu também, quando tive oportunidade. A Justiça funciona bem quando nós também temos fé: fé em Deus. Rui Barbosa nobre jurista do passado dizia que não há justiça sem Deus. Nosso presidente é praticante da fé cristã, eu também. O importante é que temos fé de que tudo vai dar certo. Fé e ação. Temos que ter fé, ter objetivos, ter alvos e agirmos para conquistarmos. Essa reforma foi uma coisa extraordinária. Parabenizo todos que trabalharam direta e indiretamente. E que não pare aqui, viu, senhores engenheiros? Estamos esperando para começar a Central de Atendimento ao Eleitor. Pedi agora há pouco ao senhor presidente: precisamos construir um gabinete para juiz e mais uma sala de audiência, porque o Pleno aprovou agora um pedido de uma resolução, determinando que as audiências das zonas especializadas sejam realizadas nesses locais. Esse projeto foi nosso e apoiado pelo presidente, antes mesmo que fosse levado ao Pleno. E assim nós vamos continuar as obras para seguir projetando o TRE diante dessa sociedade a quem prestamos serviço. Estamos aqui cumprindo uma missão. Somos passageiros, viajantes, mas vamos deixar marcas por onde passamos. Que nós possamos, então, reciprocamente trazermos coisas boas. Parabenizo então a Administração da presidência e a todos que se empenham na realização das atividades. Que este seja um local de muita paz e que o trabalho seja realizado com alegria e não como um peso. Isso a gente pôde ver na disposição dos servidores que estiveram conosco nas eleições e por isso elas foram limpas, transparentes, céleres na apuração.”

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
Praça Municipal - Qd. 02, Lote 06, Brasília - DF - Brasil
CEP: 70.094-901

Tel. Atendimento ao Eleitor:
(61)3048-4000 
Horário de atendimento por telefone:
Dias úteis de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Fax: (61)3048-4077

Acesso rápido