TRE-DF promove treinamento de mesários para estudantes dos programas “Eleitor do Futuro” e “Políticos do Futuro”
Ao todo, a iniciativa reunirá mais de 31 mil estudantes do Distrito Federal.

A Escola Judiciária Eleitoral Rui Barbosa, do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), realizou, nesta terça-feira (9/9), treinamento especial de mesários voltado aos estudantes participantes dos programas “Eleitor do Futuro” e “Políticos do Futuro”, iniciativas sociais que buscam despertar desde cedo a consciência cidadã e a importância da participação política. No dia 11 de setembro, os alunos irão às urnas para participar das eleições simuladas dos programas.
O programa Eleitor do Futuro se divide em dois módulos: Inclusão Social desde a Infância (ISDI) e Anos Finais. No módulo Inclusão Social desde a Infância (ISDI), o programa “Eleitor do Futuro” contou com a adesão de 24.053 alunos. Já o módulo Anos Finais do Ensino Fundamental (EF) reuniu 5.072 estudantes, totalizando 29.125 jovens participantes. As atividades envolveram 74 escolas, sendo 62 vinculadas ao ISDI e 17 ao EF (com sete instituições atuando em ambos os módulos).
O Programa “Políticos do Futuro”, por sua vez, registrou a participação de 1.986 estudantes de três escolas da rede pública.
O treinamento foi conduzido pelo servidor Ronaldo Franco, da EJE, que ministrou palestra explicativa sobre o processo eleitoral: mesa receptora de votos, fluxo de votação, procedimentos de encerramento, resolução de problemas e noções sobre política e cidadania.
Os alunos também assistiram um vídeo educativo e participaram de estações práticas de manuseio da urna eletrônica, coordenadas pelos servidores Diego Nascimento, Carlos Gontijo e Hugo Carvalho, além das professoras Gabriela Barreto e Daniela Lobato.
Representando a Secretaria de Educação do DF, esteve presente o professor Hermes Machado, da Subsecretaria de Educação Básica/Diretoria de Ensino Fundamental, responsável pela execução do acordo de cooperação com o TRE-DF.
Ao término do treinamento, cada escola recebeu urnas eletrônicas, kits e material de eleição para organizar suas próprias seções de votação que serão montadas nesta terça-feira (10).
Ao todo, a iniciativa reunirá mais de 31 mil estudantes do Distrito Federal.
Os programas
O Programa Eleitor do Futuro, em funcionamento no DF desde 2004, é desenvolvido por meio de termo de cooperação entre o TRE-DF e a Secretaria de Educação. Seu objetivo é promover a inclusão social e política de crianças e adolescentes, por meio de palestras, debates, campanhas eleitorais simuladas e votação com urna eletrônica. Desde sua criação, já impactou mais de 150 mil alunos da rede pública e particular.
O módulo “Inclusão Social desde a Infância” adapta o processo democrático para crianças de 4 a 9 anos, utilizando personagens do folclore brasileiro como candidatos, em uma abordagem lúdica que aproxima o universo infantil do exercício da cidadania.
Já o Programa Políticos do Futuro, criado em 2008, busca conscientizar estudantes do ensino médio acerca das estruturas do Estado, dos processos democráticos e da importância da boa política, preparando-os para uma atuação ética e participativa na vida pública.
Alunos aguardam o treinamento
O treinamento foi ministrado pelo servidor Ronaldo Franco, com apoio dos servidores Diego Nascimento,
Carlos Gontijo, Hugo Carvalho e das professoras Gabriela Barreto e Daniela Lobato.